TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Visuais

Por:   •  17/3/2013  •  5.599 Palavras (23 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 23

QUESTÕES

1) Platão Savioli e Francisco Fiorin em sua obra “Lições de Texto: Leitura e redação” apresentam a definição de texto. Leia as alternativas abaixo e assinale a única alternativa que não condiz com a definição correta de texto.

a) Texto é um todo organizado, histórico e independe da forma, não é delimitado e o sentido é solitário.

b) é um todo organizado de sentido; é um objeto integralmente linguístico e integralmente histórico.

c) Tem como propriedade: coerência – as partes estão relacionadas entre si; há continuidade de sentido entre elas; não há qualquer contradição entre elas;

d) Tem como propriedade: delimitação – é um espaço de sentido organizado entre dois espaços de não sentido; dialogismo – um texto se opõe a textos que refletem ideias e concepções opostas.

e) Consequências: O sentido das partes não é autônomo. O sentido não é solitário, mas solidário. O sentido global não é resultado da soma das partes, mas de suas relações.

2) “Lixo a gente põe nos sacos de lixo, vêm os lixeiros, põem os sacos de lixo nos caminhões, e o lixo desaparece da nossa vista. Desaparece da nossa vista, mas não desaparece de verdade porque nada no mundo desaparece. O lixo vai para outro lugar, longe dos olhos. E a montanha vai crescendo, crescendo, crescendo sem parar – até quando as montanhas de lixo poderão crescer?” (Rubem Alves: O Lixo in http: www.rubenalves.com.br/olixo.htm) O texto acima faz referência a um dos maiores problemas das grandes cidades hoje em dia. Algumas administrações públicas municipais têm procurado reduzir o acúmulo de lixo, desenvolvendo, com a participação da comunidade, projetos de:

a) eliminação de gases tóxicos.

b) incineração em fornos domésticos.

c) separação de materiais recicláveis.

d) compactação de produtos orgânicos. e) pavimentação asfáltica.

3.) Leia o trecho: O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana animal e vegetal). GOHN, 2003.

É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:

a) cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.

b) defende outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.

c) é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

d) recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

e) utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

4) “A verdade é que o mundo mudou. E é neste novo mundo que o desempregado precisa descobrir caminhos em meio aos novos fatores econômicos, tecnológicos e políticos. Hoje em dia se exige um operário [...] polivalente, existe um modelo novo a seguir. As novas relações de trabalho pressupõem não mais apenas patrão e empregado, mas contratantes e fornecedores de serviços.” (in: SILVA, Francisco Carlos Teixeira Da. Mutações do trabalho. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Nacional, 1999).

O texto acima trata das transformações no mundo do trabalho ocorridas nas últimas décadas. Entre essas transformações, pode-se citar:

a) a diminuição da contratação de firmas terceirizadas.

b) a exigência de maior qualificação dos trabalhadores.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com