TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação E Comunicação No Ambiente Organizacional

Por:   •  25/11/2013  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 11

Informação e Comunicação no Ambiente Organizacional

Comunicação, ou a falta dela, tem sido um dos principais problemas nas empresas hoje em dia, trata-se de um procedimento que deveria andar de mãos dadas com o planejamento estratégico, exercendo o papel de

propagadora dos objetivos, porém, ela tem sido omitida em muitos casos por falta de preparação de alguns responsáveis por fazê-la chegar a quem de direito, outras vezes simplesmente porque alguém prefere obter uma certa "propriedade" daquilo que mais cedo ou mais tarde virá acontecer e ter em si aquela postura de "há...Dr. tal já havia comentado comigo sobre isso!".É comum sermos pegos de surpresa com notícias de treinamento de última hora, informações de acordo com norma tal, que ninguém nunca sequer nos apresentou, e ficarmos como um cego num tiroteio sem saber para onde ir.

A comunicação no ambiente organizacional deve ser algo de suprema importância, e tratada como um objetivo a ser sempre cumprido. Deve-se exigir o máximo de clareza nos comunicados, tratar de assuntos rotineiros

seja em reuniões, ou mesmo em encontros repentinos com os colaboradores, de forma clara e coesa, sem muitos termos técnicos, sem nenhuma cerimônia. O líder deve exercer o papel de comunicador e criar seguidores na mesma linha, pessoas que com poucas palavras consigam traduzir o que diz uma norma técnica da empresa, ou um procedimento que deverá ser seguido em caso de algum imprevisto, coisas dessa natureza.

Comunicar de forma correta tem sido um desafio para os gestores atualmente, mas com um pouco de paciência se chega lá, lembrando que a comunicação pode ser considerada uma arte, e como tal exige-se habilidades para conseguir dominá-la, e um dos pontos que mais contribuem para o êxito é compartilhar as informações com as pessoas certas, que exerçam influência no meio, os chamados criadores de opinião, verdadeiros propagadores das notícias, observando o nível de confiabilidade dos mesmos.

- Importância

A comunicação interna é o meio de relacionamento entre empresa e colaboradores, mas para ela ser eficaz é necessário que se revele clara e transmita aos clientes internos subsídios que a organização julga imprescindíveis. Ao mesmo tempo, também é importante que tenha a capacidade de repercutir diretamente em seu trabalho, como é o caso dos comunicados que indicam mudanças operacionais, resultados da empresa, eventos culturais, treinamentos e até mesmo um espaço para os próprios colaboradores publicarem outras informações de seu interesse.

Nas organizações, é comum que a área de Recursos Humanos esteja à frente do processo de comunicação, contudo todos os departamentos devem estar envolvidos, já que as informações compartilhadas são de interesse da empresa, não de um setor específico.

A comunicação interna das empresas geralmente apresenta problemas. Na maioria das vezes é deficitária justamente por não haver nenhuma pessoa ou área que assuma a responsabilidade de transmitir as informações de forma transparente a fim de evitar ruídos não desejados nas mensagens.

Por isso, é importante estipular processos e responsabilizar todas as áreas da empresa pela comunicação interna. Dar a oportunidade para que todos os colaboradores possam receber e transmitir informações gera o clima democrático e participativo, requisitos vitais para o desenvolvimento e sobrevivência das companhias.

O ambiente organizacional onde se desenvolve a comunicação clara e aberta estimula as pessoas a participarem ativamente dos processos de mudança como protagonista dos mesmos.

- Característica

No contexto organizacional, a comunicação da informação abrange todas as formas de comunicação formal ou informal usadas nas organizações nos processos de comunicação para contribuir no relacionamento e na interação entre os seus indivíduos.

Kunsch aponta que a comunicação informal tem a sua origem no convívio e no relacionamento diário dos integrantes da organização, no ambiente interno ou nas relações sociais.

Somando-se as afirmações de Kunsch, a ação da comunicação pode ser ampliada, extrapolando a simples difusão da mensagem; pois, conforme afirma Berlo, a comunicação pode influenciar o ambiente e as pessoas. É em diversos ambientes que a comunicação assume características influentes no processo de criação e compartilhamento de conhecimento e de facilitação para a ocorrência da aprendizagem organizacional.

Na opinião de Torquato, a comunicação organizacional é um processo utilizado para se comunicar, ligado à identidade, à imagem, à cultura e ao clima. O autor afirma, ainda, que a comunicação é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com