TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia Humana

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

GISELE MONTEIRO DOS SANTOS – RA 8018832

Educação Física Licenciatura

ANATOMIA HUMANA

Prof. Me. Edson Donizetti Verri

Centro Universitário Claretiano

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

2016

  1. Descreva posição anatômica. E qual é a sua importância para a sua atuação profissional em sua área?

R = O corpo deve estar em pé, em posição bípede, com a cabeça e os olhos voltados para frente, com membros superiores ao lado do corpo e as palmas das mãos para frente, os membros inferiores unidos e os pés também dirigidos para frente o corpo poderá estar deitado sobre a mesa. A sua importância na área de Educação Física é muito importante para compreender quais atividades desenvolver sem causar danos ao corpo humano.

  1. Citar as regiões que formam o corpo humano?

R = Cabeça, tronco e membros.

  1. Explique os planos de secção mediano ou sagital, plano frontal ou coronal e plano transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes plano de secção? Qual é a importância destes termos de relação para sua atuação profissional?

R = Plano mediano divide o corpo em duas metades iguais (direita e esquerda), plano sagital são planos verticais que passa através do corpo, paralelos ao plano mediano, já o plano frontal ou coronal são planos verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano dividindo em partes anterior (frente) e posterior (de trás) e o plano transversal divide o corpo nas partes superior (cranial) e inferior (caudal) esse plano passa paralelamente aos planos cranial e caudal.

E através dos planos nos podemos aprender mais por partes o funcionamento do corpo humano.

  1. Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação quanto ao seu tipo?

R = Membro superior composto por braço e só tem um osso o úmero, antebraço tem dois ossos o radio e o cúbito e a mão com vários ossos, ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Membro inferior composto por coxa e só tem um osso o fêmur, a perna tem dois ossos a tíbia e fíbula, os pés pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. Os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares.

  1. Descreva o que é uma juntura sinovial. Citar os elementos básicos desta juntura.

R = São superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. Permitem amplo movimento e, as suas células interiores (situadas dentro da articulação) produzem o líquido sinovial, responsável pela lubrificação e absorção do impacto.

  1. De a classificação morfológica das articulações do ombro, punho e joelho. Qual é a sua importância para sua atuação profissional?

R = Ombro articulação esferoide que possui o movimento briaxial , ou seja por conta da sua característica apresentando três graus de liberdade. A articulação do punho apresentada movimentos  por dois graus de liberdade chamado biaxial. A articulação do joelho também é classificada biaxial por conta dos movimentos de rotação em flexão.

Sua importância para que podemos  a desenvolver os movimentos corretos para a pratica de esportes.

  1. Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual importância destes tecidos?

R = Temos tecido muscular estriado esquelético que não é capaz de contrair-se involuntariamente e é encontrado ligado aos ossos, tecido muscular estriado cardíaco que apresenta capacidade de contrair-se involuntariamente e é encontrado exclusivamente no coração e o tecido muscular não estriado que apresenta contração involuntária e é encontrado nas vísceras, tais como intestino, estômago e útero.

  1. Quais sãos os componentes anatômicos do musculo esquelético?

R = Os componentes anatômicos dos músculos esqueléticos são os tendões, aponeuroses, ventres musculares, bainhas tendíneas e bolsas sinoviais.

  1. Classifique estes músculos quanto à forma e sua origem.

R = Músculos longos estão encontrados nos membros, os mais superficiais são os mais longos podendo passar duas ou mais articulações. Músculos Curtos encontram-se nas articulações cujos movimentos têm pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização. Músculos largos sua forma caracteriza por serem laminares. Não encontrados nas paredes das grandes cavidades.

  1. Identifique os órgãos que formam o sistema circulatório e qual sua importância destes órgãos?

R = Principais órgãos que formam o sistema respiratório é o coração, vasos capilares e o sangue. O coração é principal órgão desse sistema, que bombeia o sangue, de forma que ele possa chegar até as extremidades do corpo e voltar para o coração. O sangue, material transportado pelo sistema circulatório, sai do coração carregado de oxigênio, passa pelas artérias, veias e capilares, pelo pulmão e então retorna para o coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com