TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: GINÁSTICA DE ACADEMIA

Por:   •  28/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

JANAÍNA LOPES FÉLIX PEREIRA – 8091003

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS:

GINÁSTICA DE ACADEMIA

JUIZ DE FORA

JUNHO/2020

RELATÓRIO: GINÁSTICA DE ACADEMIA

A partir do vídeo sugerido, foi possível reforçar os conhecimentos acerca das características da ginástica de academia, que já havia sido visto nas apostilas da disciplina. O professor dividiu a aula em dois momentos, a parte teórica, onde ele faz as explicações necessárias e depois, a parte prática onde ele demonstra as frases musicais.

Sobre a musicalidade, o professor explicou sobre os tipos de tempos utilizados nas aulas, como fator motivacional para os alunos.

Lembrando que o conceito de tempo, é a batida mais forte da música e o contratempo, é a batida mais suave da música.

As contagens de tempo, podem ser diferentes, de acordo com o ritmo da música. Dependendo a contagem que se realiza, forma-se o compasso. O compasso pode ser binário (dois tempos), ternário (três tempos), quaternário (quatro tempos), este, mais utilizado nas aulas de ginastica de academia.

Sobre a progressão pedagógica dos exercícios, compreende-se que devem ser observados alguns fatores. A percepção do professor em relação ao desenvolvimento da turma, deve partir do padrão motor de movimentos simples ou básico e deve aumentar os níveis de dificuldade gradativamente, uma vez que, as aulas são mistas, de diferentes de níveis (iniciante, intermediária e avançados.)

Partindo desse pressuposto, o planejamento das aulas deve pensar em exercícios que todos possam fazer, dando opções para que todos treinem dentro do seu condicionamento físico.

O professor demonstrou na prática a contagem de oito tempos, e, que, quatro contagens de quatro tempos, formam um bloco de coreografia.

O professor apresentou uma pequena sequencia de movimentos em uma aula de ginástica de academia, para exemplificar as formas de comunicação com os alunos (gesticulação, estímulo verbal).

A sequência demonstrada, possui movimentos partem do padrão motor simples, com aumento progressivo do nível de dificuldade. A coreografia, foi dividida em blocos, realizando uma sequência de cada vez, e depois realizando tudo junto. Outra característica percebida, é que o professor está sempre em comunicação com seus alunos, com frases interrogativas como: “Podemos complicar?”. O professor faz a contagem dos tempos, durante os exercícios em voz alta, salienta ainda, que o professor deve estar de frente para os alunos, virando de costas, somente em caso de movimento de giro, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com