TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DE ACADEMIA

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  4.679 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA

IESP FACULDADES

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CAIO CÉSAR FONSECA RODRIGUES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III- GESTÃO

CABEDELO- PB

2018

CAIO CÉSAR FONSECA RODRIGUES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III- GESTÃO

Relatório apresentado ao Curso de Bacharelado em Educação Física do Instituto de Educação Superior da Paraíba, como pré-requisito para obtenção da aprovação no Estágio Curricular Supervisionado III- Gestão, sob a supervisão do Professor Wellington Cavalcanti de Araújo.

CABEDELO- PB

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO        5

3 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

        O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É o momento onde o aluno deverá portar-se como educador sujeito ativo na formação de cidadãos críticos e atuantes na comunidade, não apenas na transmissão de conhecimentos. O estágio deve além de gerar contato prático com a realidade, ser reflexivo sobre o porquê de suas ações e das respostas obtidas no cotidiano no qual está inserido.

        O relatório aqui apresentado é parte integrante da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III do Curso de Educação Física da IESP Faculdades. O estágio foi então desenvolvido na cidade de João Pessoa- PB, na academia Companhia do Corpo. Teve como orientador no local o professor Humberto Beltrão de Araújo e como supervisor o Professor Wellington Cavalcanti Araújo, docente do referido instituto.

        As atividades do estágio decorreram entre 02 de Setembro de 2019 a 13 de Setembro de 2019, sendo dividido em 50 horas de estágio na parte prática e mais 50 horas reservadas para a elaboração do relatório, totalizando assim 100 horas de Estágio Curricular Supervisionado, o que me permitiu uma envolvência ativa, quer na vertente prática (em Gestão), bem como na vertente teórica (observação de feedbacks e elaboração do relatório), solidificando assim metodologias e conceitos aprendidos anteriormente.

        Assim este desafio tornou-se numa experiência muito enriquecedora que contribuiu diretamente e claramente para a minha vida pessoal, profissional e acadêmica.

2 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

        

        No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade. Segundo Guerra (1995) desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autônoma do conhecimento cientifico através da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas.         

        Pimenta e Lima (2004) afirmam que é nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes. Irei relatar a vivência obtida através do estágio supervisionado em Gestão que teve seu início prático em 02/09/2019 e seu término em 13/09/2019.

        Primeiramente, irei relatar o conceito de gestão que, segundo Chiavenato (2000), a gestão é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio, utilizando de seus recursos financeiros, estruturais e humanos.  O sistema de uma organização é elaborado a partir de diferentes partes que a compõem, sempre com foco em crescimento e alcance de resultados maiores e melhores.

        De acordo com Fleury e Fleury (2001; 2003) atualmente, o conceito de competências recebe muitas definições, porém todas convergem para um mesmo sentido: o de utilização de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução eficaz de um determinado propósito, fazendo um julgamento adequado quanto à necessidade de intervenção de cada recurso mobilizado.          

        Relatando a experiência vivida nesses dias de estágio na Academia Companhia do Corpo, pude observar que existem muitas coisas que precisam ser melhoradas para que haja uma boa gestão daquela empresa.  Primeiramente, a matrícula dos alunos ainda é feita de forma “arcaica” manualmente, em fichas impressas em cartolinas, onde é anexada uma foto do aluno, e composta por todos seus dados pessoais como nome completo, endereço, telefone, documentos de identificação, sexo, idade, incluindo uma cópia de todos os documentos do aluno. Não há nenhum tipo de computador, impressora ou equipamento eletrônico para auxílio nas matrículas.

         Com relação ainda às matrículas, primeiramente é feita a anamnese do aluno, e uma pequena avaliação de peso e medidas. Para a avaliação física completa é cobrada uma taxa extra, onde na maioria das vezes os alunos acham dispensáveis e não realizam a avaliação física por ser “um gasto a mais”. Não é feito nenhum tipo de incentivo, informação ou algo que possa reverter esse fato. Na maioria das vezes não se fala em avaliação física e declaração médica.

        Atualmente discute-se bastante o processo formativo dos professores de Educação Física buscando uma melhoria da qualidade do ensino. Dessa forma os cursos de Educação Física têm se preocupado cada vez mais, em oferecer uma grade curricular mais adequada a atender essa melhor formação do seu corpo discente.

        De acordo com Brasil (1997), a formação inicial é fator indispensável para o futuro docente, pois irá dar subsídios científicos e tecnológicos inerentes ao seu campo de atuação, já que a sua prática dependerá de seu principio formativo, e de suas atitudes frente às adversidades encontradas em seu local de trabalho. Cabe destacar que as universidades estão formando profissionais distorcidos, sem consciência crítica, incapazes de serem sujeitos formadores de opinião, valendo-se apenas de conteúdos específicos sem se preocupar com a dimensão sócio-política do professor.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com