TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO MICROBIOLOGIA

Por:   •  10/2/2019  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO MICROBIOLOGIA

Microbiologia é a ciencia que estuda os microorganismos: vírus, bactérias, fungos e rickettsias.

A estrutura celular divide os seres em dois grupos: os procariotas (possuem uma única molécula de DNA e não tem membrana celular) e as eucariotas (possuem muitas moléculas de DNA, membrana celular e núcleo).

As principais características dos microorganismos estão presentes na sua fácil adaptação ao ambiente em que vive e a mutação, com ela é possível adquirir a resistência aos medicamentos e a não ser mais eliminados com certos tipos de antibióticos.

Tipos de microorganismos

BACTÉRIAS - são unicelulares, podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada, capazes de produzir substâncias nocivas ou não para o homem.

Para identificar as bactérias, é usado o método da Coloração de Gram, no qual esses microorganismos são submetidos a compostos quimicos e de acordo com a fixação da cor são classificados como gram-positivas ou gram-negativas. As gram-positivas possuem uma maior quantidade de peptideoglicano em sua parede celular, o que a torna mais espessa e rígida do que as gram-negativas.

Os principais tipos morfológicos das bactérias são: cocos, bacilos, vibrião, células apendiculadas e quadradas.

VÍRUS - seres submicroscópicos, sempre patogênicos e que necessitam de células vivas para o seu crescimento e proliferação.

Exemplo de doenças causadas por vírus: coqueluche, sarampo, gripe, hepatite, caxumba e etc.

FUNGOS E COGUMELOS - organismo vegetal que vive de substâncias vegetais em estado de putrefação. Do ponto de vista nutritivo, o cogumelo comestível é rico em proteínas e alguns são usados em terapias, como produtores de antibiótico.

Fungos grandes: comestíveis

Fungos pequenos: causadores de micose

RICKETTSIAS - microorganismo que se assemelha a um minusculo bacilo, grupo transitório entre bactérias e vírus, vive como um parasita no tubo digestivo de alguns insetos (piolhos, carrapatos e pulgas) que os transmitem ao homem quando picam.

Respiração

Respiração aeróbia: crescem e se reproduzem na presença de oxigênio

Respiração anaeróbia: não sobrevivem na presença de oxigênio

Tipos de respiração anaeróbia: aerotolerantes (não utilizam oxigênio mas resistem a sua presença) e facultativos (sobrevivem com ou sem oxigênio)

Metabolismo

O metabolismo dos microorganismos é baseado na sua fonte de energia. Existem os dependentes de luz que usam a energia solar pelo processo de bacterioclorofila,  e os dependentes de compostos químicos que absorvem a energia química e convertem em energia de ligação para unir compostos inorgânicos sem precisar da luz solar.

Reprodução

A reprodução bacteriana pode ser assexuada (se reproduzindo por divisão binária) ou sexuada através da junção bacteriana trocando material genético.

Agentes Infecciosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com