TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do livro Humanismo e anti-humanismo de Pedro Dalle Nogare

Por:   •  11/2/2019  •  Seminário  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 5

 A SUSTENTABILIDADE VOLTADA PARA A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA PESSOA IDOSA

Bugaret Barbosa Soares¹, Débora Cássia de A. Maranhão², Géssica Maria Firmino³, Tiago Borges dos Santos4, Samuel do Nascimento Silva5, Willma Soraia Henrique Bezerra6, Michelle Alves de Carvalho7

¹Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. email:bugaret41@hotmail.com,²Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: deboraacassia@hotmail.com, ³Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: gessica.firmino@yahoo.com.br, 4Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: thiagoeternamentejesus@hotmail.com, 5Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: samuelnascimento008@gmail.com, 6Discente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email:  willmasoraya1234@gmail.com, 7Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa-PB. Email: michelle.alves@unipe.edu.br

RESUMO

Introdução: Os currículos dos cursos de graduação têm se voltado para a sustentabilidade, com o objetivo de formar profissionais envolvidos em ações e práticas de saúde que possam contribuir com a sociedade onde estão inseridos, sem prejudicar as futuras gerações. Objetivo: relatar as experiências exitosas de estudantes na confecção de um insumo voltado a estimulação cognitiva para a pessoa idosa institucionalizada, através de práticas sustentáveis. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir da elaboração de um projeto de intervenção baseado no Arco de Maguerez, no primeiro campo de estágio supervisionado I, que compreendeu a Instituição Vila Vicentina Julia Freire, localizada no município de João Pessoa-PB. O projeto foi desenvolvido no período de agosto a outubro de 2018, onde construiu-se um calendário sustentável, a fim auxiliar os idosos na preservação cognitiva. Relato de Experiência:.identificou-se a necessidade de desenvolver alguma prática de estimulação cognitiva para os residentes da ILP, visto que, em sua maioria, encontravam-se ociosos e com sinais de declínio cognitivo. Para tanto, construiu-se um calendário sustentável, contendo os dias da semana, data, mês, ano. Utilizou-se, para a confecção do calendário, de quadro magnético, emborrachado, cola, imãs, números, letras e nomes impressos. Considerações Finais: é necessário desenvolver um cuidado contínuo, através de instrumentos que estimulem o cérebro, com vista a manutenção da autonomia da pessoa idosa e promoção do envelhecimento ativo.

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Cognição. Orientação.

1 INTRODUÇÃO

Desde a Revolução Industrial, o consumismo desenfreado tem acarretado em uma série de impactos negativos a sociedade, dentre os quais ressalta-se os prejuízos ambientais. Esses prejuízos foram inicialmente notados no século XVII, quando ocorreu a escassez da madeira em algumas florestas da Europa, devido ao desmatamento para comercialização (FEIL; SCHREIBER, 2017).

Ao longo dos anos, várias conferências discutiram a temática da preservação sustentável, a exemplo da Conferência das Nações Unidas realizada em Estocolmo (1972), a Rio 92 realizada no Brasil, Rio +10 em Joanesburgo - África do Sul (2002) e a Rio +20 novamente realizada no Brasil (2012). Todas elas objetivaram que os países signatários estabelecessem o compromisso de desenvolvimento econômico sustentável, contudo, esta última acrescentou a temática social dentro da concepção de sustentabilidade (CNUDS, 2012).

Para propagar a importância desta temática, pouco tempo atrás, países dos quatro continentes se reuniram, durante o mês de setembro de 2015, na cidade de Nova York, com o propósito de definirem os novos objetivos de desenvolvimento sustentável global a serem implementados até o ano de 2030. Foram propostos 17 objetivos que perpassam pelas temáticas de erradicação da fome e pobreza, redução das desigualdades, inclusão social, direitos humanos, igualdade de gênero, proteção ao planeta e seus recursos naturais, crescimento econômico sustentável e inclusivo, compartilhamento de prosperidade, garantia de trabalho digno para todos (ONU-BR, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com