TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos anti-inflamatórios

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

Antiinflamatórios

A inflamação é uma resposta normal de proteção às lesões teciduais causadas por trauma, agentes químicos e microbiológicos. É uma tentativa de inativar ou destruir agentes invasores, remover os irritantes e preparar o cenário para o reparo tecidual. Após a cura completa a reação inflamatória cessa. A reação inflamatória é desencadeada pela produção de mediadores químicos.

O grupo dos antiinflamatórios são divididos em 3 grupos: os esteroides os principais agentes antiinflamatórios são representados pelos glicocorticóides e pelos agentes antiinflamatório não-esteroidais (AINES). A diferença entre eles está em seu local de ação os não esteroidais e os coxibs.

Agentes antiinflamatórios não-esteroidais AINES

São um dos agentes terapêuticos mais utilizados no mundo inteiro.Efeito analgésico: redução de certos tipos de dores.Efeitos antiinflamatórios: modificação na reação inflamatória. Efeitos: . .Efeito antipirético: redução da temperatura elevada, inibição das prostaglandinas e tromboxanos. A COX-1 é responsável pela produção fisiológica de prostanóides (eucosanóides). Existem 2 tipos de ciclooxigenase: COX-1 e COX-2. agregação plaquetária e função renal) A COX-2 é induzida nas células inflamatórias e produz mediadores prostanóides da inflamação .Antiinflamatórios Agentes antiinflamatórios não-esteroidais Ação primária: inibição da araquidonato ciclooxigenase. regula os processos normais (homeostase.

Agentes antiinflamatórios não-esteroidais Efeito antipirético: A temperatura corporal é regulada por um centro localizado no hipotálamo. Os AINES reajustam o termostato pela inibição da ação da prostaglandinas vasodilatadoras. que assegura o equilíbrio entre a perda e produção de calor. .

.Antiinflamatórios Agentes antiinflamatórios não-esteroidais Efeito analgésico: Diminuição da síntese de prostaglandinas  Diminuição na sensibilização das terminações nervosas à ação da bradicinina e histamina. na dor de origem vascular e muscular. dor nos dentes. Eficazes na bursite. dor de estado pós-parto. Diminuição da cefaléia: relação com a abolição do efeito vasodilatador das prostaglandinas sobre a vasculatura cerebral.

Do, Edema que são: .Vasodilatação.Antiinflamatórios Agentes antiinflamatórios não-esteroidais Efeitos antiinflamatórios Redução de componentes da resposta inflamatória e imune em que os produtos em que os produtos da ação COX-2 desempenham funções significativas.

sangramento gástrico.Reações cutâneas: erupções leves e urticária . náuseas.distúrbios gastrintestinais=diarréia. Efeitos indesejados: RAM: . . vômitos.Antiinflamatórios Agentes antiinflamatórios não-esteroidais Mecanismo de ação: Inibe a atividade de metabolização do ácido araquidônico .Efeitos renais: nefropatia relacionada ao uso de analgéticos .

AIN’S Mais conhecidos: Ácido acetilsalicílicos e ácido salicílico Diclofenaco Meloxicam e piroxicam Metamizol (dipirona) Ibuprofeno Nimesulida Paracetamol (acetaminofen) .

Cox 1 e 2 Fosfolipase A2 fosfolipideos Ácido aracdônico Lipoxigenase PG TX Leucotrieno Mecanismo de ação dos antiinflamatórios esteroidais Coxibs atuam inibindo mais a COX 2 do que a COX 1 Mecanismo de ação dos antiinflamatórios NÃO esteroidais .

Aspirina (ácido acetillsalicílico) Provoca inativação reversível da COX (1 e 2). Antipirética e analgésica Administração: Oral OBS: administração concomitante com o warfarin (anticoagulante) pode levar ao risco de sangramentos .Antiinflamatórios Agentes antiinflamatórios não-esteroidais AINES importantes: 1. Ação antiinflamatória e e anti agregação plaquetária.

Ação analgésica e antipirética e efeitos antiinflamatórios fracos.Inibe a ação da PTG no SNC .Antiinflamatórios Agentes antiinflamatórios não-esteroidais 2.Administração: oral . . Paracetamol .

prednisona. são hormônios produzidos pela supra-renal. cardiovasculares e outros. parenteral ou tópica. quebrando toda a cascata da inflamação. .VA. metabólicos. Efeitos: antinflamatório.oral.Antiinflamatórios Agentes antiinflamatórios esteróides Também conhecidos como glicocorticóides. betametasona. cortisona. dexametasona. imunodepressor. Atum inibindo a fosfolipase A2. Inflamações intestinais e patologias ósseas e articulares Tipos de glicocorticóides: hidrocortisona.

Fosfolipase A2 fosfolipideos Ácido aracdônico Mecanismo de ação dos antiinflamatórios esteroidais .

Inibe mais a COX-2 que a COX-1 Diminui os efeitos adversos dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com