TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da palavra Doping

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Doping

Introdução

A procura por meios artificiais para melhora do desempenho nas mais diversas atividades permeia a história da humanidade, mas é na atividade esportiva que mais se relata esse tipo de prática.

A sociedade sempre valorizou os esportes. A quebra de um recorde pode significar a glória e a ascensão sócio – econômica. Se, por um lado, o uso de substâncias proibidas pode facilitar a vitória, por outro o preço a ser pago é bem alto e de responsabilidade dos próprios atletas, que, além de correrem risco, até mesmo de vida, são eles que recebem sérias punições quando o exame antidopagem detecta a presença do medicamento após a competição.

No caso de esportes que envolvam animais, a situação é um pouco diferente, já que as vantagens, decorrentes de uma vitória são sempre dos indivíduos ligados ao animal, restando ao animal atleta apenas os riscos contra sua saúde e bem estar.

Origem da palavra Doping

A palavra doping surgiu pela primeira vez, e um dicionário inglês, por volta de 1899, definida como mistura de ópio e narcóticos usada para cavalos. Qualquer que seja a origem da palavra doping, não há quem desconheça seu significado. Atualmente esta palavra está associada ao uso ilícito de medicação ou drogas em competição esportiva.

Conceito de doping em Medicina Veterinária

Uma corrida de cavalos é expressão de beleza e vigor, principalmente quando a competição é de igual para igual. O cavalo de corrida, por sua natureza, possui caracte´risticas anátomo fisiológicas necessárias para participar de competições.O treinamento é a foma correta e natural de conseguir um aumento de desempenho. Todavia, quando em um páreo, o animal esta dopado, configura-se um ato de deslealdade para com todos aqueles que participam direta ou indiretamente da corrida, desde o apostador até o próprio cavalo. Assim o uso de medicações para tentar alterar a capacidade de competir, caracteriza a prática denominada doping.

O doping é uma prática desonesta, que tem como objetivo, distorcer a realidade, fazendo com que um cavalo ganhe uma prova sem condições para tal, ou ainda que seja vendido ou assegurado um animal cujas condições de saúde o desvalorizariam ou impedisse que fosse assegurado. No caso de eqüinos atletas, muito já é feito, em termos nacionais e internacionais, para coibir o doping, por outro lado, no caso de outras espécies animais, pouca atenção é dispensada a este assunto.

Nos eqüinos, o doping é prejudicial sob vários aspectos, coloca em risco a integridade dos cavaleiros e dos cavalos envolvidos na competição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com