TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Transporte de Membranas

Por:   •  8/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Curso de Medicina

Relatório I - Práticas Funcionais

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

TRANSPORTE ATRAVÉS DAS MEMBRANAS

ANA MARCELA TEODORO TIMO

PRISCILLA MARTINS DOS SANTOS

MINEIROS - GO

2019

ANA MARCELA TEODORO TIMO

PRISCILLA MARTINS DOS SANTOS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

TRANSPORTE ATRAVÉS DAS MEMBRANAS

Relatorio de aula prática apresentado ao  Centro Universitario de Mineiros, como parte das exigências do Curso de Medicna na diciplina de práticas funcionais para obtenção de nota parcial no semestre 2019/2.

Docente: Profª Natália Rofrigues Araújo

MINEIROS – GO

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO         4
  2. OBJETIVOS         6

2.1 OBJETIVO GERAL         6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS         6

  1. MATERIAIS UTILIZADOS         7
  2. METODOLOGIA CIENTÍFICA         7
  3. CONCLUSÃO        9
  4. REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

membrana celular faz parte de todas as células que estão vivas. É uma fina camada formada por moléculas de lipídeos e proteínas. Essa camada fosfolipídica foi citada pela primeira vez em 1.825; porém, ela somente ganhou força com a descoberta de Charles Overton, em 1.895. Ele observou a membrana celular e verificou que somente algumas substâncias passavam por ela.

Em 1972, cientistas fizeram o atual modelo dessa membrana, conhecido como modelo do mosaico fluido. Nesse estudo, foi identificado que a estrutura da membrana plasmática é formada por lipídios, proteínas e glicídios.

Ela é utilizada pela célula para o transporte de substâncias importantes para o seu metabolismo do meio exterior para o interior das células. Elas realizam o transporte inverso ao levar para o exterior da célula as secreções indesejadas. A membrana celular tem a capacidade de controlar o que entra e o que sai da célula. É uma camada tão fina que somente pode ser visualizada com o uso de um microscópio eletrônico. É caracterizada como um fluído bidimensional que possui a capacidade de alterar sua forma.

A membrana consiste da bicamada de fosfolipídeos com uma variedade de proteínas inseridas parcial ou completamente na bicamada; carboidratos encontram-se na superfície externa.

[pic 2][pic 3]

Funções gerais:

  • isolamento físico
  • regulação de trocas com o meio comunicação entre célula e o meio suporte estrutural com o citoesqueleto
  • junções especializadas entre células adjacentes.

O objetivo principal dessa prática é compreender o transporte da membrana, para isso é preciso intender que o transporte pode ocorrer tanto do meio intra celular para o meio extra celular e do meio extracelular para o meio intracelular. Esse transporte pode ser ativo ou passivo, sendo transporte ativo aquele que exige um gasto energético na forma de ATP, e acontece contra o gradiente de concentração, e passivo quando ocorre a favor do gradiente de concentração, e por isso não exige gasto de energia na forma de ATP.

O transporte passivo pode ser diferenciado em difusão simples ou facilitada, sendo o transporte por difusão simples aquele que ocorre por entre as próprias moléculas da bicamada de fosfolípidos, e facilitada a que ocorre através das proteínas canais presentes na membrana plasmática. Quando existe uma diferença de concentrações entre um lado e o outro de uma membrana biológica, se estabelece o que se chama pressão osmótica, essa pressão se da devido ao gradiente de concentração existente, e da lugar ao tipo de transporte passivo chamado osmose. Na osmose, o que ocorre é um transporte passivo de agua, do meio de menor concentração para o meio de maior concentração; a água transpassa a membrana biológica até que se estabeleça um equilíbrio de concentrações e o meio intracelular adquira uma concentração similar ao meio extracelular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (298.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com