TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição da Gestante

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 8

Nutrição da gestante

Gestação: período desde a fecundação até o parto.

Duração média: 38 – 40 semanas (aproximadamente 280 dias, ou 40 semanas entre o primeiro dia da última menstruação e o parto)

Gestação a termo: entre 37 semanas até 42 semanas

Mudanças no corpo da mulher durante a gestação:

1º trimestre: não há mudanças anatômicas, 13 primeiras semanas, ocorre a hiperplasia (aumento de tamanho de um órgão ou tecido, causada pela multiplicação do número de células) do feto e do útero de forma lenta.

2º trimestre: mudanças anatômicas, fisiológicas e funcionais. É o período entre a 14ª e 27ª semana onde ocorre a hiperplasia e hipertrofia do feto e do útero de maneira acelerada.

3º trimestre: período onde ocorre a maior mudança anatômica, ganho de peso do feto e da gestante. A partir da 28ª semana onde a hiperplasia completa já ocorreu e a hipertrofia passa a se desenvolver em velocidade máxima.

[pic 1]

Principais hormônios da gestação:

HCG: mantem o corpo lúteo, taxas de progesterona e estrogênio e também a gestação. Inibe a menstruação e contração uterina e impede a ovulação e a rejeição imunológica do embrião.

Hormônio lactogênio placentário humano: secretado a partir da 4ª semana gestacional, tem efeito lipolítico, aumenta a resistência a insulina o que ajuda no crescimento placentário. Tem uma ação parecida com a do hormônio do crescimento. Ele ajuda no crescimento fetal, pois proporciona maior quantidade de glicose e de nutrientes para o bebê intra-útero.

Aldosterona: mantem o equilíbrio do sódio no organismo, estimulando a reabsorção do mesmo.

Progesterona: relaxa a musculatura lisa, o que diminui a contração uterina, para não ter a expulsão do feto (devido sua ação pode ocorrer constipação – diminuição dos movimentos peristálticos do intestino). Também promove o aumento precoce de gordura e a mamogênese

Estrogênio: contribui para elasticidade da parede uterina e canal cervical (liga o interior do útero à vagina) e estimula também a mamogênese.

Insulina: tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia menos eficiente ao final da gestação para aumentar a disponibilidade para o feto.

Tiroxina: Durante a gravidez, a produção aumenta consideravelmente para que ocorra o aumento do metabolismo favorecendo a produção de energia.

Adaptações fisiológicas:

  • Aumento do volume plasmático em 50%;
  • Aumento de hemoglobinas em 20%;
  • Aumento do débito cardíaco em 30 a 40% devido a circulação placentária;
  • Aumento da demanda de oxigênio;
  • Aumento de peso e da produção de hormônios;
  • Aumento da disponibilidade de glicose para o feto.

Sistema pulmonar: hiperventilação (estimulada pela progesterona);

Sistema renal: aumento da taxa de filtração glomelar (eliminação de metabolitos);

Sistema circulatório: aumento da vascularização.

Sistema digestório: inchaço e sangramento de gengivas, náuseas e vômitos no 1º trimestre devido ao perfil hormonal, azia e refluxo mais comum a partir do 2º trimestre devido a compressão do estomago e constipação devido ao relaxamento da musculatura lisa.

Placenta: é o formado partir da 12ª semana gestacional, o qual transfere nutrientes, hormônios e oxigênio da mãe para o feto e elimina metabolitos de feto para mãe.

Líquido amniótico: é um líquido que envolve o embrião com a função de reduzir o impacto. Ao final da gestação o bebe ingere este liquido para prepara o sistema digestório e adaptar-se ao gosto do leite materno devido a semelhança de sabor.

Transferência transplantaria de nutrientes:

Difusão simples: depende apenas de um gradiente de concentração e que não envolve gasto de energia nem a presença de carreadores. o oxigênio, o gás carbônico, eletrólitos, ácidos graxos, e vitaminas lipossolúveis. O processo mais comum de passagem de drogas através de membranas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (658.1 Kb)   docx (556.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com