TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AMAZÔNIA E AS MUDANÇAS GLOBAIS

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

 

A AMAZÔNIA E AS MUDANÇAS GLOBAIS

Alunas:

Anna Clara Medeiros Gondim

Julia Maria Rezende Zão

Vivian dos Santos Souza Alves

Paracambi, setembro de 2018

A Amazônia e as Mudanças Globais

Resumo

        O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a manutenção da vida no planeta terra, pois mantem a temperatura adequada para a nossa sobrevivência. Mas nas últimas décadas a emissão de gases poluentes, principalmente gás carbônico (CO2) decorrentes de atividades humanas, está causando um superaquecimento do planeta.  Esse fenômeno é denominado aquecimento global.

            O aquecimento global causado pelo homem é um dos maiores paradigmas científicos da atualidade, e tem profundas implicações ambientais, econômicas, políticas e sociais.

A Floresta Amazônica, que é de grande importância para a manutenção do clima, principalmente na América do Sul, vem sendo submetida a pressões ambientais de origem antrópica crescentes nas últimas décadas. O desmatamento, as queimadas, a agricultura e a pecuária são atividades que ameaçam a estabilidade climática, não só da floresta, mas de todo o planeta.

A ciência ainda não consegue precisar quão próximos estamos de um possível ponto de ruptura, mas nos garante que um colapso de parte da floresta amazônica resultará em consequências adversas e permanentes para o planeta terra. Uma consequência desastrosa seria a sua savanização, que causaria intensas mudanças no ciclo hidrológico e um acentuado aumento do efeito estufa.

Referência

ARTAXO, Paulo; A Amazônia e as mudanças globais. CIÊNCIA HOJE vol. 38, n 224. 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com