TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências econômicas globais

Projeto de pesquisa: Tendências econômicas globais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.208 Palavras (17 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 17

Aspectos demográficos

Crianças do sexo masculino e feminino de 6 a 11 anos de idade que se encontram matriculadas em escolas. Das classes A, B e C. Moradores de diversas regiões do Brasil, e inúmeras partes do mundo.

Tendências econômicas mundiais (2014)

1. Aumento da desigualdade econômica

O tema da desigualdade econômica está definitivamente na ordem do dia, e foi objeto de discursos recentes de figuras como o Papa Francisco e Barack Obama. Enquanto países como o Brasil conseguiram diminuir a desigualdade, outros como Estados Unidos registram a maior diferença entre pobres e ricos desde os anos 20.

2. Desemprego estrutural persistente

Um dos grandes debates econômicos do momento é se o desemprego nos países desenvolvidos tem resistido a cair por causa apenas da economia fraca ou se há um elemento estrutural relacionado a processos mais amplos de globalização e tecnologia. De uma forma ou de outra, tudo indica que essa vai continuar sendo uma das principais questões econômicas em 2014 .

3. Queda da confiança em políticas econômicas

Depois de uma crise que quase ninguém previu e uma resposta política que falhou em resolver o problema, não é exatamente uma surpresa que o mundo esteja descrente da capacidade dos governos de colocar a economia no lugar. Enquanto os mais velhos poderão contar em breve com um sistema de pensões que foi mantido mais ou menos intacto, os jovens são os mais afetados pelo desemprego e pelo custo da educação superior.

4. Expansão da classe média na Ásia

A estimativa do WEF é que a classe média asiática triplique em 7 anos – dos 500 milhões de pessoais atualmente para 1,75 bilhão em 2020. Os resultados também podem ser potencialmente desastrosos para o meio ambiente se o consumo simplesmente seguir o padrão americano e não incorporar práticas sustentáveis.

5. Importância crescente das megacidades

As cidades são onde os grandes problemas da humanidade ficam mais aparentes, mas também onde eles podem encontrar uma solução. O mundo vai continuar se urbanizando em 2014 e a importância dessa tendência é a mesma no Brasil, China e Índia, de acordo com o relatório do WEF. Em 2025, o mundo terá 35 megacidades em comparação com 22 em 2011.

Tendências tecnológicas

Existem cinco atributos principais de tecnologias inovativas que influenciam a aceitação. São esta vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, experimentabilidade ("trialability") e observabilidade. Vantagem relativa pode ser econômica ou não econômica, e é o grau pelo qual uma inovação é vista como superior a inovações anteriores, preenchendo as mesmas necessidades. Ela se relaciona positivamente com a aceitação (isto é, quanto maior a vantagem relativa, maior o nível de adaptação e vice-versa). Compatibilidade é o grau no qual uma inovação parece consistente com valores existentes, experiências passadas, hábitos e necessidades para o adaptador potencial; um baixo nível de compatibilidade irá retardar a aceitação. Complexidade é o grau no qual uma inovação aparenta ser difícil de entender e de usar; quanto mais complexa for uma inovação, mais lenta será sua aceitação. Experimentabilidade (trialability) é o grau percebido no qual uma inovação pode ser experimentada numa base limitada, e é positivamente relacionada com a aceitação. A experimentabilidade pode acelerar a aceitação porque testes em pequena escala reduzem riscos. Observabilidade é o grau percebido no qual os resultados da inovação são visíveis para outros e é positivamente relacionada à aceitação.

Quais podem ser as conseqüências da absorção de um objeto completamente novo e tão complexo, como este, pela sociedade? Certamente podemos esperar mudanças de comportamento, e o perigo de instabilidade causada por mudanças muito rápidas. Entretanto, é muito difícil prever com segurança as possíveis conseqüências do processo, para que saibamos que cuidados tomar. É argumentável que exista um limite mínimo de tempo para a consolidação social de revoluções tecnológicas profundas, baseado no tempo típico de mudança das gerações no controle dos assuntos da sociedade, entretanto esta é uma mudança que poderá muito bem acontecer muito perto deste limite mínimo.

Algumas das possíveis conseqüências sociais advêm simplesmente das novas possibilidades de comunicação e de cooperação que passam a existir. Por exemplo, passa a existir a possibilidade de que qualquer indivíduo possa transmitir informação para um número ilimitado de outras pessoas, através de ``broadcasting'' na rede, a custos muito baixos. Este é um privilégio que até agora só estava ao alcance dos indivíduos política ou economicamente poderosos.

Por outro lado, é claramente impossível que todos os participantes sejam ouvidos nestes ``broadcastings'', pois isto levaria imediatamente a uma enorme sobrecarga de informação chegando a cada um dos ouvintes. Que mecanismos surgirão para definir quem é ou não é de fato ouvido? Como cada participante decidirá o que ouvir e o que ignorar dentro da massa de dados que atingirá a todos pela rede, seja por ``brodcasting'' ou simplesmente pelo imenso volume da informação disponível quando requisitada pelo participante, num constante ``information overload''? Será necessário que apareça a figura do ``information manager'' como uma nova profissão, ou como um novo serviço através da própria rede? Até que ponto estas tarefas poderão ser feitas automaticamente, por programas de computador?

Devido ao efeito das novas tecnologias sobre os meios produtivos, haverá uma mudança qualitativa e quantitativa na demanda por educação. Hoje em dia, vários setores requerem de seus empregados ``conhecimentos básicos de informática''. Trata-se de um segundo nível de alfabetização, com o tempo não será mais suficiente saber ler e escrever. As dificuldades atuais para se dar ensino amplo e de qualidade tendem a aumentar à medida em que o patamar mínimo de qualidade aceitável sobe.

As mesmas tecnologias que originam esses problemas podem vir a trazer sua solução. Novos métodos envolvendo ensino assistido por computador estão sendo tentados e podem vir a modificar profundamente o processo educacional. Sendo que a educação das novas gerações é uma das principais atividades de qualquer sociedade civilizada, e também uma das mais custosas e difíceis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com