TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANATOMIA HUMANA

Por:   •  29/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.089 Palavras (25 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 25

1 INTRODUÇÃO

A anatomia humana é a área a biologia que estuda a forma, a estrutura e a organização do corpo humano, suas partes, desde os sistemas até os órgãos. O significado do termo vem do grego ‘Anatemnein’, onde, ana, que significa “parte”, e temnein, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo. Seu estudo começou há 500 a.c. com a dissecação de animais. Leonardo da Vinci é um dos grandes nomes dos estudiosos da anatomia humana.

Ela é divindade em anatomia macroscópica e microscópica, iremos estudar a anatomia macroscópica que é o estudo da morfologia - estudo da aparência externa da matéria - utiliza, principalmente, a técnica conhecida como dissecação, que se baseia na execução de cortes que permitem uma melhor visualização das estruturas do organismo. Nosso corpo é uma máquina complexa que apresenta diversos sistemas integrados e que trabalham juntos para garantir a nossa sobrevivência. A seguir vamos abordar algumas características da anatomia do corpo humano.

1.1 Posição da Anatomia Humana

Para não haver erros de referência e padronizar o estudo acerca da anatomia humana, devemos obedecer algumas regras para a descrição das estruturas, os estudiosos aplicaram um modelo específico de posição anatômica, que deve ser entendida mundialmente, deve ser:

• Em pé numa postura ereta;

• A cabeça e olhos para o horizonte;

• Os membros superiores estendidos e paralelos ao tronco;

• Palmas das mãos viradas para frente

• Com os membros inferiores unidos;

• Com os dedos dos pés voltados para frente.

Conforme imagem a seguir:

Fonte: Anatomia Humana. Vanessa Sardinha Santos

1.2 Planos da Anatomia Humana

É a divisão imaginária do corpo em partes para promover o estudo e dar nome às estruturas anatômicas, é fundamental que indiquemos sua posição no corpo. É utilizado para descrever a localização espacial do corpo e a direção dos seus movimentos. São três os planos principais, sendo eles:

• Coronal (ou frontal): corta o corpo lateralmente indo de uma orelha a outra. Passa na sutura coronal do crânio. Ele determina se uma estrutura é anterior (frente) ou posterior (costas). Conforme imagem a seguir:

Fonte: O que é Anatomia Humana?

• Sagital: corta o corpo em dois lados, divide o corpo nas porções direta e esquerda. Passa pela testa, sutura sagital do crânio. Ocorre simetria externa, mas internamente alguns órgãos não ficam simétricos. É um plano paralelo à linha sagital.

Fonte: O que é Anatomia Humana?2

• Transversal (transverso axial ou plano horizontal): corta o corpo ao meio, de forma que ele esteja separado em superior (parte de cima), isto é a porção cranial e inferior (parte de baixo), neste caso a porção caudal.

Fonte: O que é Anatomia Humana?2

1.3 Eixos e Movimentos da Anatomia Humana

Eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo, os planos perpendicularmente. Já os movimentos anatômicos estão relacionados a este eixo, as articulações se movimento através dos pontos de ligações representados nesses eixos. Os principais são:

• Eixo Látero-lateral ou horizontal: ele vai perfurar o plano de uma extremidade a outra e entra no plano sagital, que divide o corpo em metades iguais (direita e esquerda), indo de um lado para o outro. Esses movimentos são, basicamente, articulações que se mexem para frente e para trás. Os movimentos são:

a) Extensão: movimento no eixo horizontal, que provoca o aumento do ângulo entre duas estruturas ósseas, afastando-as. Exemplo: esticar o braço à frente;

b) Flexão: Produz a diminuição do ângulo entre duas estruturas ósseas, aproximando-as. Exemplo: dobrar o braço, trazendo a mão para perto do ombro.

• Eixo Ântero- posterior ou Sagital: ele vai penetrar no corpo de trás para frente (posterior para anterior) ou vice- versa (anterior para posterior). Neste eixo os movimentos gerados são:

a) Abdução: movimento no eixo ântero-posterior, como as articulações dos ombros e quadris, afastando do plano mediano do corpo. Exemplos: levantar o braço, se curvar à frente;

b) Adução: movimento que aproxima do plano mediano do corpo. Exemplos: abaixar o braço, voltar o tronco à posição ereta.

• Eixo Longitudinal ou crânio-caudal: ele corta o corpo de cima para baixo. Neste eixo os movimentos são de rotação. Exemplo:

a) Rotação Medial ou Interna: movimento no eixo longitudinal que gira o membro de fora para dentro (direção do plano mediano).

b) Rotação Lateral ou Externa: movimento que gira o membro de dentro para fora (direção do plano lateral).

Fonte: O que é Anatomia Humana?

2 AULAS

2.1 Aula 1

2.1.1 Roteiro 1

2.1.1.1 Osteologia

Nesta aula o objetivo é conhecer a função dos ossos e do esqueleto. O corpo humano o adulto tem por volta de 206 ossos, tem como funções a movimentação, responsável pela formação de células sanguíneas, uma vez que a medula óssea é encontrada nos ossos, armazena nutrientes, depósito de sais minerais, principalmente fósforo e cálcio e reserva de gordura. O esqueleto tem como função: suporte do organismo, proteção dos órgãos internos e dos tecidos moles, em conjunto com o musculo, garante e nossa movimentação e apoia os músculos esqueléticos. Observe o nome de alguns ossos do sistema esquelético humano:

Fonte: Vanessa Sardinha dos Santos

O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial (vermelho) e apendicular (azul).

Fonte: Vanessa Sardinha dos Santos

2.1.1.1.1 Esqueleto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com