TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Casos: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi verificar a importância do estudo e utilização das práticas pedagógicas realizadas por professores da educação básica que obtiveram resultados positivos em sua atuação junto aos alunos. De igual forma realizar a reflexão sobre a prática pedagógica por parte de todos os componentes do grupo, produzir um texto argumentativo destacando os resultados, o papel e a atuação do professor diante do relato da experiência. Para realização desse trabalho em relação aos objetivos acima mencionados foi feito uma pesquisa bibliográfica, para isso foi utilizados livros a legislação e a mídia. A prática que teve o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de nossa cidade, Cascavel, Paraná, sendo uma instituição de escola particular, onde reuniu 150 meninas carentes para os jogos de voleibol. Cumpre observar, todavia, outra prática interessante em outra cidade em Salvador, e que pode servir de experiência, foi com os alunos do Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, na Caixa D´Água. A experiência foi com material reciclado que contemplou tanto a aula de artes, como sustentabilidade. Essa experiência serve de base para experiência de trabalhos que incluam todos os alunos, como também as diferenças sociais em diversas etnias, sendo um trabalho de inclusão e respeito as diversidades do Brasil. Atualmente a ciência contemporânea e sobretudo em relação a ciências humanas e sociais, trabalharemos com o método Dialético, visando as características do pensamento contemporâneo em relação ao homem, a sua visão histórica dentro do capitalismo. Partindo do Método do Todo sendo, que algumas são habilidades simples, em que todos podem participar.

1 INTRODUÇÃO :

Preciosa é a contribuição da internet, jornais e revistas, a mídia em geral em que realçam e distribuem com suas notícias conhecimentos e as experiências a nosso favor.

A prática que teve o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sendo uma instituição de escola particular, onde reuniu 150 meninas carentes para os jogos de voleibol.

Foi um projeto de inclusão, sabendo-se que as alunas convidadas fazem parte de escolas da periferia de Cascavel – Paraná.

As meninas participaram na quadra desse colégio que se encontra no centro da cidade. Não só interagiram com outras escolas, como também a praticaram jogos, havendo a inclusão na diversidade, em todos os aspectos relevantes da realidade dos alunos de classes sociais diferentes. Isso vem colaborar para o diálogo estudantil, companheirismo, inserindo a questão da diversidade dentro do ambiente escolar, fazendo parte dos seus contextos. Esse apoio teórico foi encontrado no site do NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, onde contamos com muitas atividades pedagógicas desenvolvidas. Proveitoso é, ainda recomendar a outra prática interessante em Salvador, e que pode servir de experiência, onde os alunos do Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, na Caixa D´Água. A experiência foi com material reciclado que contemplou tanto a aula de artes, como sustentabilidade.

Se­gundo o gestor da Es­cola Parque, Ge­dean Ri­beiro, as ofi­cinas sur­giram da ne­ces­si­dade de en­volver os alunos e cons­ci­en­tizá-los da questão de sus­ten­ta­bi­li­dade, uma pauta ur­gente da so­ci­e­dade. “Não es­tamos pre­o­cu­padas com o belo, mas com a pos­si­bi­li­dade de pre­parar o homem para o mundo, de­sen­volver as ha­bi­li­dade dele, e mos­trar que ele é capaz”, com­pletou do gestor.

De acordo com, Secretaria da Educação Bahia governo Terra de todos,foi

uma de­co­ração de Natal ela­bo­rada com ma­te­rial re­ci­clado, deram uma aula de pro­dução sus­ten­tável. Eles bus­caram, no pró­prio bairro, a ma­téria-prima ne­ces­sária para pro­duzir os ob­jetos que en­feitam a uni­dade es­colar nos fes­tejos de final de ano.

[...] São gar­rafas pet, caixas de pa­pelão, cordas, bar­bantes, re­talho de te­cido, arame, metal e re­vistas trans­for­madas em ár­vores de natal, anjos, pre­sé­pios e guir­landas na­ta­linas Tudo reu­ti­li­zado numa de­co­ração que conta com pre­sé­pios em bis­

[...]cuit e em ce­râ­mica, além de guir­landas na­ta­linas. Dentre as peças ex­postas, o pre­sépio afro chama a atenção pela ori­gi­na­li­dade. Além de todos os com­po­nentes feitos de ce­râ­mica, o pre­sépio traz ele­mentos da cul­tura afro e ani­mais das faunas bra­si­leira e afri­cana.

Secretaria da Educação Bahia governo Terra de todos,<http://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/7732 : Acesso em, 24/04/2014.

2 DESENVOLVIMENTO:

Conforme o texto pesquisado, cumpre observar que das 150 meninas, cerca de 90 eram alunas dos Colégios Estaduais São Cristóvão, José Ângelo Baggio Orso, Wilson Joffre e Horácio Ribeiro dos Reis. De igual forma o chefe do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Cascavel, professor Vander Piaia, e o técnico-pedagógico de Educação Física do Núcleo, professor Rui Antonio Cocco, prestigiaram o lançamento do projeto. Os jogos e danças vêm se desenvolvendo desde os primórdios dos tempos. Aqui no Brasil dentro da nossa história se destacam muitos autores como Darcy Ribeiro que explorou muito a questão da raça e cultura em seus livros .

O Brasil último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.

Darcy Ribeiro

Essa mistura de raças torna a sociedade com um estranhamento cultural, com diferenças que hoje em dia, pode vir causar preconceitos. Brincadeiras e jogos unem jovens e crianças da mesma faixa etária onde pode haver a aceitação de um com o outro nas escolas.

Vendo as diferenças os alunos podem otimizar e viabilizar conhecimento e enxergar o mundo com outros olhos. Com isso a violência é diminuída, que em suas raízes aparece desde o período do colonialismo com o etnocentrismo europeu. O professor deve trabalhar na prática de suas disciplinas.

Por ser o Brasil tão rico com mistura de raças, índios, negros e brancos desde o descobrimento do Brasil é que torna transparente essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com