TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagógicas Do Professor Que Atua Na Educação Básica

Artigos Científicos: Práticas Pedagógicas Do Professor Que Atua Na Educação Básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 5

Qual o conceito de didática? Será que a teoria precisa estar totalmente aliada a prática? O verdadeiro educador é aquele que impõe seu conhecimento e o educando precisa apenas aprender? Ou a melhor forma de ensinar é a troca de conhecimentos entre aluno e professor?

Existem vários conceitos de didática, para Rosseau o importante era a criança como sujeito que aprende, para Hebert o importante era o método.

Didática significa simplesmente ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto. Didática é uma disciplina pedagógica concentrada no estudo dos processos de ensino e aprendizagem, que busca a formação e o desenvolvimento instrutivo e formativo dos estudantes.

O que realmente é importante é o educador ser formador de cidadãos. Usar essas técnicas da melhor forma possível para que seja mais do que transmissor do conhecimento e sim um formador.

O educador precisa estar atento aos acontecimentos a sua volta e ao redor do seu aluno também individualmente para um melhor aproveitamento do educando.

Portanto a didática precisa deixar de ser tida teoricamente como métodos e procedimentos compreendida como aplicação dos conhecimentos científicos traduzidos em forma de ensinar.

A didática é uma ponte que liga o detentor do conhecimento ao educando que precisa ser formado para a vida.

Entrevistas:

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ROTEIRO DE ENTREVISTA OU QUESTIONÁRIO

Escola: ( )Pública (x )Privada

Etapa:

( x) Ensino Fundamental (6º. no 9º. Ano)

( ) Ensino Médio

Ano/Série em que atua: 8 º e 9 ºano

Titulação: Mestre

Magistério Não

Graduação. Qual? Letras/Francês

Especialização. Qual? Não

Pós-Graduação. Qual? Mestrado (Completo) e Doutorado (Incompleto) - Linguística

Anos de formado (a): Graduação (2001-2005); Mestrado (2010-2012); Doutorado (2012-Atual).

Anos que atua em sala de aula: Três Anos

1) Qual é o papel do professor dentro da instituição escolar?

Mediador entre um conhecimento do aluno(dado) e um outro conhecimento construído (o novo). Papel de educador e não, na forma tradicional, de professor (detentor e transmissor de saberes).

2) Qual é o papel do aluno?

Sujeito socialmente constituído e, ao mesmo tempo, em processo de formação. Seu papel é de parceiro na construção do conhecimento. Deve ser visto como sujeito ativo.

3) Diante de tantas teorias e modelos pedagógicos há algum que você segue? Q ual?

Sim. Em virtude de minha formação, vinculo-me as teorias sócio-comunicativas ou sócio-interacionistas, de linha Bakhitiniana. Em autores como Paulo Freire, encontro certa familiaridade com minhas convicções teóricas.

4) Em sua opinião, o contexto social, político e econômico interfere em sua prática? Jus¬tifique sua resposta?

Sem dúvida. A consciência subjetiva é composta por signos ideológicos, que por sua vez, são constituídos dentro de uma determinada formação social, histórica. Ninguém nasce apenas biologicamente, mas também socialmente. Assim, cada sujeito reflete e retrata sua realidade, evidenciando sentimentos, posicionamentos, concepções de mundo distintos. Enfim, torna-se único. E estranho ainda nos dias atuais, separar a ralidade do aluno das práticas formadoras de conhecimento.

5) Como o planejamento de ensino é desenvolvido em sua escola?

Coletivamente e individualmente, respeitando as peculiaridades de cada disciplina e suas relações interdisciplinares. Também se toma por base os documentos oficiais e teorias pedagógicas mais recentes.

6) Quais elementos compõem seu plano de ensino e plano de aula? Quais as estratégias de ensino e os recursos mais utilizados por você em sala de aula?

Elementos : Ementa, objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdo proposto, competências e habilidades, metodologia, síntese integradora, recursos necessários.

Estratégias: Sequência Didática.

Recursos: Variados, desde lousa e giz a recursos multimídia.

7) Ao trabalhar um conteúdo em sala de aula, como é escolhida a estratégia de ensino?

Cada conteúdo e sala tem um modo de trabalho. Portanto, as estratégias são pensadas levando em consideração diversos fatores, como: nível de dificuldade, conhecimento prévios dos alunos, a relação interpessoal entre os membros do grupo e do grupo com o professor.(Educador).

8) Como a avaliação é realizada em sua escola? Você possui autonomia para fazer as modificações que você julgar necessário?

Avaliação continuada com boa autonomia do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com