TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia - Articulações

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

DISCIPLINA: ANTOMIA HUMANA - ARTROLOGIA

DOCENTE: RODRIGO CARILLHO DO REGÔ BARROS

DISCENTE: KELLY APARECIDA SULZBACHER DA SILVA

  1. Com base na função, como são classificadas as articulações? Defina cada uma delas.

A articulações são pontos de união entre dois ou mais ossos, elas podem ser fibrosas, feitas por tecido fibroso que não permitem movimento entre os ossos.  As articulações cartilaginosas são feitas de cartilagem ou fibrocartilagem e permitem pouco movimento. As articulações sinoviais possuem um complexo articular chamado capsula articular, nele encontramos o líquido sinovial, este complexo permite amplo movimento.

  1. Com base na estrutura, como são classificadas as articulações? Defina cada uma delas.

As articulações são classificadas como sinartrose, anfiartrose e diartrose (sinovial).

As articulações classificadas como sinartrose, são compostas por tecido fibroso, tecido rígido que não permite movimento entre as peças ósseas, mantendo ossos como a tíbia e fíbula unidos, são divididas em dois tipos: suturas e sindesmoses, encontramos suturas entre os ossos do crânio, as sindesmoses são encontradas entre os ossos do antebraço e das pernas.

As articulações classificadas como anfiartroses são compostas por cartilagem e fibrocartilagem que permitem pouco movimento, são subclassificadas como sincondrose, esta é composta por cartilagem são encontradas nas articulações externo costais, as articulações compostas por fibrocartilagem são classificadas como sínfise, encontradas entre os corpos vertebrais.

As articulações sinoviais (diartrose) possuem uma capsula articular composta por tecido fibroso na parte externa, na parte interna é composta por uma membrana sinovial que produz líquido sinovial, estas permitem amplo movimento, dividas em seis tipos esferoide, trocoide, gínglimo, elipsoide, selar e plana.

  1. Quais são os três ossos que formam nosso quadril?

Ísquio, púbis e ílio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com