TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apostila Atendente de Farmácia

Por:   •  16/8/2021  •  Bibliografia  •  12.670 Palavras (51 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 51

[pic 1]ATENDENTE DE FARMÁCIA[pic 2][pic 3]

Gessika Milenny Pires Gaia Cardoso - gessika.cardoso.22@gmail.com - IP: 177.37.247.119

[pic 4][pic 5][pic 6]

ATENDENTE DE FARMÁCIA

Gessika Milenny Pires Gaia Cardoso - gessika.cardoso.22@gmail.com - IP: 177.37.247.119

SUMÁ[pic 7]


<<<<

PERFIL DO PROFISSIONAL        05

ATENDIMENTO        06

POSTURA DE ATENDIMENTO        09

OS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO DESTE PROFISSIONAL:        11

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ATENDENTE:        21

OS DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO:        25

MARKETING EM FARMÁCIAS E DROGARIAS:        29

MARKETING PESSOAL        31

APRESENTAÇÃO PESSOAL:        31

FARMACOLOGIA GERAL:        33

NOÇÕES SOBRE FARMACOLOGIA:        35

AS FASES DA FARMACOCINÉTICA SÃO        41

[pic 8]INTRO DUÇÃO

É inegável a importância dos estabelecimentos farmacêuticos para a so- ciedade e, independente da sua natureza, pública ou privada, cada farmácia precisa ter funcionários capacitados para que possa garantir que os medic- amentos e outros produtos relacionados, como cosméticos, sejam arma- zenados em boas condições e entregues ao consumidor de forma apropria- da. O farmacêutico responsável-técnico por cada farmácia necessita, desse modo, de uma equipe preparada para auxiliá-lo nas diversas atividades de- senvolvidas nesse estabelecimento. O balconista de farmácia, nesse senti- do, deve possuir uma qualificação que o prepare para o mundo do trabalho. Para isso, esse curso pretende oferecer um aprendizado sobre os assuntos mais diretamente relacionados com a farmácia de dispensação. Entretan- to, vale ressaltar que a aquisição do conhecimento é um processo dinâmico, que exige muita dedicação. O volume de informações que um balconista de farmácia precisa ter domínio é tão extenso que nenhum curso é capaz de repassar todos os detalhes. O que vai garantir que o profissional esteja realmente preparado é a prática profissional. E após o curso e a inserção no mercado de trabalho, o balconista de farmácia pode parar de estudar? A resposta é NÃO! O aprendizado deve ser contínuo, pois, a cada ano, surgem novas legislações que regulamentam o setor farmacêutico, novos medica- mentos são lançados, outros são proibidos, além de toda a inovação que cerca o mundo dos cosméticos. Portanto, fica a dica: se você quiser ser um profissional de sucesso, com um grande diferencial e disputado pelo mer- cado, terá que estudar bastante, dedicar-se muito e acumular experiência profissional. Esse profissional ainda auxilia na organização do estabeleci- mento farmacêutico, trabalhando sempre sob a supervisão do profissional farmacêutico.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Perfil do profissional O Auxiliar de Farmácia é o profissional da área de Saúde que atua diretamente em farmácia pública/comercial, hospitalar ou de manipulação, laboratórios ou indústrias farmacêuticas e no auxílio à manipulação de fórmu- las medicamentosas, dispensando adequadamente os medicamentos e produtos cosméticos aos clientes, sob a supervisão e orientação do Farmacêutico. Para tan- to, desenvolverá as seguintes competências: Receber e conferir medicamentos, fa- zendo todas as verificações necessárias e se for o caso de as verificações acusarem erros, não aceitar a mercadoria; Atendimento ao público; Realizar a dispensação correta de medicamentos; Saber interpretar as bulas para orientar os clientes;

Organizar a farmácia/drogaria; Saber diferenciar genéricos, similares, éticos, etc; Fazer a leitura correta das receitas; Efetuar balanço de estoque; Aplicar nor- mas de biossegurança no seu local de trabalho; Realizar aplicação de injetáveis; Desempenhar outras atividades afins.

O Recepcionista em Serviços de Saúde é o profissional que atua nos processos de recepção e de atendimento nos ambientes de prestação de serviços de saúde. É responsável por recepcionar e atender de forma humanizada usuários, visitantes, acompanhantes, profissionais de diversas áreas do estabelecimento de saúde e fornecedores.

Organiza o processo de trabalho no setor de atendimento, prepara a documen- tação dos usuários nas condições de consultas, exames, admissão e alta hospi- talar. Coordena o ambiente de recepção e executa atividades de apoio à área administrativa.

O Recepcionista em Serviços de Saúde atua em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios particulares, unidades de pronto atendimento e demais estabeleci- mentos públicos e privados, relaciona-se com usuários de saúde, fornecedores e representantes farmacêuticos.

O profissional Recepcionista em Serviços de Saúde qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude em- preendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da ci- dadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a quali- dade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar” e pertence ao segmento de Saúde.

GRUPO SER > EDUCAÇÃO TRANSFORMA        05[pic 9]

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Recepcionista em Serviços de Saúde:

Recepcionar e atender usuários e acompanhantes nos serviços de saúde.

Organizar, elaborar e operacionalizar procedimentos de recepção em serviços de saúde.

ATENDIMENTO

Qualidade no Atendimento em Drogarias e Farmácias Atendimento É toda relação entre a Empresa e o cliente e envolve aspecto referente ao alto da prestação do serviço. Instituto Mix Cursos - Página 3 Qualidade do Atendimento É a capacidade que um produto ou serviço tem para satisfazer plenamente as expectativas do cliente. O perfeito conhecimento dos clientes, suas necessidades, desejos (de reconhecimento, conforto, prestígio, exclusividade, personalização) e expectativas é ponto indispensável para a qualidade do atendimento. Direcionar o atendimento para estes aspectos implica para atender para:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (804.8 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com