TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Barroca

Artigo: A Arte Barroca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 2

O pintor José Leandro de Carvalho é o principal retratista da corte de dom João VI. Como favorito do rei, a quem representa por diversas vezes, pinta ainda retratos de outros membros da nobreza da época como dom Pedro I, a princesa Leopoldina (1797-1826) e dona Maria I, rainha de Portugal. O crítico de arte Gonzaga Duque (1863-1911) afirma que o melhor retrato de dom João VI, presente no Convento de Santo Antonio, no Rio de Janeiro, é realizado por Carvalho, que gradualmente se torna "um pequeno Velásquez"1 da elite imperial.

O historiador da arte Quirino Campofiorito (1902-1993) ressalta que a sua técnica é vigorosa, com um desenho bem acentuado e de notável personalidade. Para ele, a capacidade artística de Carvalho melhor se revela na obra A Família Real em Meio a Anjos e Santos sob a Proteção de Nossa Senhora (ca.1811), painel pintado para o altar-mor da capela da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, considerada sua obra-prima.2 Nela, Carvalho retrata a família real, dom João VI e a rainha ajoelhados e os príncipes dom Pedro I e dom Luiz, guiados por um anjo da guarda, em adoração à Virgem do Carmelo.

Nota

1 O crítico o está comparando ao pintor da corte espanhola Diego Velázquez

2 Com a abdicação do imperador dom Pedro I e devido à reação popular, o artista é levado a recobrir a tela com um preparado de cola que pode ser removido posteriormente. A pintura é levada para a Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), e posteriormente destruída, devido às más condições de armazenamento. Hoje, encontra-se no forro da capela-mor uma pintura (óleo sobre madeira) de Antônio Parreiras, representando Nossa Senhora do Carmo entregando o escapulário a Santo Elias.

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »