TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Psicologia e Educação

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

UNIRIO | 2020

Ciências Biológicas

Avaliação de Psicologia e Educação

O que entende pela frase: "Devemos levar em conta o lugar do sujeito no processo educativo"?

A era moderna trouxe consigo a ideia de infância. Com ela, o início da educação com formato imperativo, fato esse que problematiza e limita o desenvolvimento do sujeito ao longo da vida.

De acordo com Freud, criador da psicanálise, o homem em sociedade é movido pelo superego cultural. Ou seja, o indivíduo passa a podar seu ego a partir dos valores morais por ele captados, porém de forma muito radical, já que essa consciência não leva em conta a (in)capacidade do sujeito de obedecer às censuras impostas. Esse conceito escancara o modelo educacional estruturado com base em exigências políticas, impondo aos alunos um comportamento social e emocional, que os limita completamente.

Além disso, os próprios educadores também são prejudicados nesse cenário, pois, assim como os alunos, não são ouvidos e vistos como “sujeitos”, tendo apenas que seguir exigências, de modo a se encaixar em um processo de profissionalização dos mesmos. Assim, apenas devem seguir um roteiro daquilo que os é passado como conhecimento soberano e aceito institucionalmente.

Portanto, é preciso repensar o processo educativo através de uma visão menos dominadora, que leve em consideração as necessidades, sentimentos e o complexo funcionamento das mentes humanas. A aprendizagem durante a infância não deve ser controlada pelos interesses de uma sociedade pautada na hierarquia e engessamento institucional do conhecimento. É imprescindível que o aluno e o professor sejam respeitados e não vistos apenas como peças a serem controladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com