TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIODIVERSIDADE E SUA IMPORTANCIA PARA A PROSPERIDADE DO PLANETA

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

BIODIVERSIDADE E SUA IMPORTANCIA PARA A PROSPERIDADE DO PLANETA

INTRODUÇÃO

Desde que estudos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que informou que, para manter o aumento das temperaturas médias globais abaixo de 1,5ºC até o final deste século, as emissões de dióxido de carbono teriam que ser reduzidas em 45% até 2030, surgiram as discussões sobre problemas ambientais diversos, como a crescente emissão de gás carbônico no aumento da temperatura global e o de importância nesta: as consequências da perda de biodiversidade para o planeta. Com esta crise contemporânea no ecossistema existem vários fatores que são afetados, são estes:

FAUNA

Fica claro a importância da fauna na prosperidade de um ecossistema, já que nenhum é completo sem sua gama de espécies e nichos diferentes, entretanto muito pouco tempo é gasto debatendo sua essencialidade para um local e o quão rapidamente elas vêm sido destruídas com ocupação de seus habitats naturais.

O pesquisador norte-americano Bruce Hungate, da Universidade do Norte do Arizona, explica que, além de um efeito direto, relacionado à perda de espécies, a queda da biodiversidade gera um enfraquecimento de todo o ecossistema.’’Extinções definitivas. É triste perder definitivamente a diversidade biológica. Nosso novo trabalho mostra que esses efeitos são tão grandes quanto outras formas de mudança global’’, conta o cientista. ’’Quando o ambiente perde a metade das espécies vegetais em uma área, o crescimento da planta é afetado como se ela tivesse sido banhada emchuva ácida’’, alerta.

FLORA

Por mais os números de crescimento do agronegócio sejam muito animadores em uma perspectiva econômica, existe também uma perspectiva ambiental, esse avanço gera preocupação em virtude dos diversos impactos ambientais causados pela superexploração do meio ambiente. Na busca pelo desenvolvimento e lucro imediato, muitas empresas desrespeitam as legislações ambientais e exploram o meio ambiente sem se importar com as consequências dessa exploração, causando diversos problemas ambientais no espaço agrário. Entre esses problemas, destacam-se:

O Desmatamento:  é a primeira consequência da atividade agropecuária no Brasil. Desde o início da colonização, grande parte das áreas de vegetação nativa do litoral, região Sul e Centro-Oeste do Brasil foi desmatada para abrir espaço para áreas de pastagem e cultivo. Em virtude desse crescente desmatamento, o Cerrado e a Mata Atlântica já foram introduzidos na lista mundial de biomas com grande diversidade que estão ameaçados de extinção (os chamados Hotspots), existindo ainda a previsão do desaparecimento do Pantanal e da Amazônia nos próximos anos caso sejam mantidos os mesmos índices de desmatamento nesses biomas.

Degradação do solo: O desenvolvimento extensivo da agricultura tem causado a degradação do solo, que acaba se tornando improdutivo ao longo do tempo, gerando não só problemas ambientais, mas também problemas econômicos para aqueles que o degradaram. As técnicas de cultivo inadequadas, o uso intensivo de máquinas e a não rotatividade das culturas produzidas no solo podem ocasionar o esgotamento dos nutrientes, compactação, erosão e aceleração da desertificação. Na pecuária, o pisoteamento contínuo do gado pode compactar o solo e favorecer o desenvolvimento de processos erosivos.

HABITATS

O descuido com estes aspectos da natureza, causa desastrosas consequências para o ecossistema local. Afinal, fauna, flora e habitats estão estritamente relacionados. A modificação de habitats naturais por qualquer tipo de influência humana tem como reflexo a perca parcial ou total da biodiversidade local.

As queimadas na Amazônia, que vem sendo foco de discussões a semanas, é um ótimo exemplo do que não fazer com a maior floresta tropical do mundo. Quanto a flora, toda a vegetação característica local queimada poderá demorar centenas, ou milhares de anos para se reestruturar. O que é péssimo, principalmente na Amazônia que desempenha papel crucial na humidificação das áreas de latitudes médias na região central abaixo do Brasil, local que tem tendência a climas mais áridos por se encontrar na chamada ‘’alça de subsidência de Hadley’’. E mesmo que milagrosamente reflorestem os milhões de quilômetros quadrados desmatados, toda a vida nessa região nunca será a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com