TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOLOGIA CELULAR

Por:   •  8/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA EMBRIOLOGIA E ONTOGENIA

PROF. LUIZ AUGUSTO DA COSTA PORTO

12ª AULA PRÁTICA

DATA: 28/05/21

TÍTULO: Etapas do desenvolvimento: da 6 ª até 9ª semana

Introdução

Na 6ª semana, com cerca de 42 dias (Figura 1) as placas das mãos se desenvolvem. Os raios digitais (primórdio dos dedos) começam a se desenvolver. Os membros inferiores se desenvolvem um pouco mais tarde que os membros superiores. Saliências auriculares se formam em torno do sulco branquial faríngeo, entre os dois primeiros arcos. Esse sulco formará o meato auditivo externo e as saliências se fundem para formar a aurícula. Olho é bem evidente e o pigmento retiniano já se formou. A cabeça é muito maior que o tronco e se dobra sobre a grande saliência cardíaca. Essa posição da cabeça resulta do encurvamento da região cervical. O tronco e o pescoço já se tornaram retos. Os embriões nessa semana já apresentam movimentos espontâneos como contrações bruscas do tronco e dos membros e resposta reflexa ao toque.

[pic 1]

Figura 1: Embrião humano de 40 dias

Na 7ª semana, com cerca de 48 dias (Figura 2) formam-se depressões entre os raios digitais que separam os futuros dedos. Forma-se o canal vitelino (ducto estreito que antes formava uma comunicação entre o intestino primitivo e o saco vitelínico). O intestino entra no celoma extra-embrionário na porção proximal do cordão umbilical, o intestino está  em crescimento.

[pic 2]

Figura 2: Embrião humano de 52 dias

Na 8ª Semana, com cerca de 56 dias (Figura 3) os dedos das mãos estão separados, mas unidos por membranas. São vistas depressões entre os raios digitais dos pés. A cauda ainda está presente mas é curta e rombuda. Ao final da 8ª semana todas as regiões dos membros estão aparentes, os dedos se alongaram e estão completamente separados. Ossificação começa nos membros inferiores. Todos os sinais da cauda desapareceram. O embrião já tem feições nitidamente humanas; entretanto a cabeça é proporcionalmente grande (metade do corpo do embrião). As aurículas estão adquirindo sua forma final, porém estão implantadas numa região mais baixa da cabeça. Ainda não é possível fazer diferenciação sexual por observação da genitália externa. Ocorrem os primeiros movimentos propositados dos membros.

  [pic 3]

Figura 3: Embrião humano de 56 dias

Por volta da 9ª semana após a fecundação (Figura 4), o embrião mede cerca de 2,5 centímetros. Nesse período, o embrião já tem aparência humana e passa a ser chamado de feto e se desenvolvendo rapidamente, adquirindo mais aparência humana. As características físicas, órgãos e sistemas corporais continuam a se desenvolver. Os membros superiores e inferiores tornam-se semelhantes a remos e os dedinhos das mãos e dos pés ficam mais visíveis, assim como os lóbulos das orelhas e a ponta do nariz que podem ser vistos de perfil. As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. O nariz e o rosto ganham forma e os intestinos recolhem à cavidade abdominal. O coração está completamente formado. Nessa fase há o surgimento das células ósseas (osteoblastos) nas cartilagens do embrião, iniciando o processo de ossificação. placenta está praticamente desenvolvida e assume grande parte das suas funções.

[pic 4]

Figura 4: Embrião (feto) na 9ª semana

O crescimento e o desenvolvimento do feto continuam. No 5º mês de gestação, o feto mede cerca de 20 cm e pesa aproximadamente 500g. O nascimento ocorre em média durante a 38ª semana de gestação. 

https://youtu.be/J5WGbeVET_I?t=48

Aulas pelo TEAMS:

Material:

Computador com câmera e microfone ou telefone celular, internet, móveis de escritório (mesa, cadeira), plataforma TEAMS do Office 365 e vídeo.

Roteiro da aula prática

Ilustrações: desenhos esquemáticos das diferentes fases da mitose.

Procedimentos:

  1. Leia o texto e observar as figuras 1, 2, 3 e 4identifica as semanas do desenvolvimento embrionária, com suas respectivas características e estruturas.
  2. Observar as figuras 4, 5, 6, 7, 8 ,9, 10 e 11 informe a semana do desenvolvimento embrionário com suas respectivas características e estruturas.  
  3. Tabela 1 coloque o nome das fases de desenvolvimento embrionário e as respectivas estruturas formadas.

[pic 5][pic 6] [pic 7] 

                Figura 5:  6° semana                                    Figura 6:  6° semana                                  Figura 7: 7° semana

 

  [pic 8] [pic 9] 

                                Figura 8: 7° semana                                                                 Figura 9: 8° semana

[pic 10]  [pic 11] 

                                    Figura 10: 8° semana                  Figura 11:  9° semana

Tabela 1: Semanas do desenvolvimento embrionário e suas respectivas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (450.2 Kb)   docx (336.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com