TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Celular

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Bomba sódio potássio
    A concentração de íons de potássio é mais concentrada no meio extracelular do que no meio intracelular, já a concentração de íons de sódio é mais concentrado no meio intracelular. Embora ocorra a difusão, essas concentrações são sempre mantidas enquanto a célula viver. A membrana bombeia os íons de potássio para o meio intracelular e íons de sódio para o meio extracelular. É contra o gradiente na concentração celular relacionada ao meio. Há o gasto energético por proteínas carregadoras na membrana. Por exemplo, nas membranas de células nervosas é também necessária pra as transmissões de impulsos nervosos.
    Bomba de cálcio
    Nesse processo, uma proteína que é responsável pelo transporte de determinadas substâncias que acabam transferindo energia para essas substâncias induzindo a irem contra o gradiente.
    Os íons de cálcio no meio intracelular se encontram em baixa quantidade. Isso ocorre devido a bomba de cálcio presente no plasmodesma. Sua função é bombear o cálcio presente em pouca quantidade no meio intracelular para o meio extracelular. Isso facilita a saída do cálcio que estava no retículo sarcoplasmático que em seguida vai para o sarcoplasma que vai agir no processo de contração da fibra muscular. Para que os elementos da fibra muscular relaxem é necessária a remoção de íons de cálcio.
  2. Ele faz a autofagia que consiste em que reciclar estruturas envelhecidas ou fora de suas necessidades para evitar o desperdício de recursos. Elas são recuperadas e utilizadas para edificar novas estruturas ou em novas moléculas.
    Também faz a heterofagia, um processo no qual os lisossomos se unem com as vesículas que possuem material nutritivo envolvido por pinocitose ou fagocitose  para que ocorra o processo a digestão celular, esse processo acontece na remodelação de tecidos ósseos e cartilagíneos

  3. Devido a presença dos ribossomos presentes na superfície externa da membrana. Se há a presença dos ribossomos então será o retículo endoplasmático rugoso.
    Sendo que ele é constituído por membranas achatadas enquanto o retículo endoplasmático liso é constituído por membranas tubulares.
    Um exemplo de associação de retículo rugoso é o Complexo de Golgi, as proteínas produzidas nos ribossomos entram nas bolsas e deslocam se para o aparelho de Golgi , que por sua vez é responsável pelo empacotamento, transformação, armazenamento e saída de substâncias da célula.

    Fonte:www.portalsaofrancisco.com

www.sobiologia.com
www.todabiologia.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com