TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Celular

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Biologia Celular

[pic 1]

Aluna: Joana Caroline Ferreira Ribeiro

Turma: 1021  Curso: Nutrição (1° período)

Prof.ª: Dulce Daltro  Turno: Matutino

  1. Defina Célula:

Célula é a menor unidade de um organismo, é a unidade funcional, estrutural, de origem genética e patológica, são autônomas e fazem parte da composição de todos os organismos vivos. Consideramos que nenhum organismo é um ser vivo se não possui pelo menos uma célula.

A célula é considerada como unidade funcional já que cumpre com as funções vitais (Ex.: a respiração); é estrutural por ser a menor porção da vida que forma a estrutura dos seres vivos, além do que dá origem aos mesmos e a outras células. Outra de suas funções é a de transmitir os genes; mas não somente isso, senão que também transmite enfermidades e pode contagiar-se delas.

Muito mais além de seus diferentes aspectos e funções, a definição de célula nos informa que todas elas estão envolvidas numa capa protetora, a membrana plasmática, a qual guarda uma substância mais conhecida como citoplasma que possui água como elemento principal e mais abundante na sua formação. No interior da célula se produzem uma infinidade de reações químicas, estas são as que lhes permite crescer, eliminar resíduos e gerar energia; o conjunto de todas essas reações é conhecido como metabolismo. Cada uma das células que conformam nosso corpo conta com informação valiosa contida no DNA (ácido desoxirribonucleico); essa informação é a que se encarrega de dirigir as atividades das células e assegurar a reprodução dos organismos e a passagem das características de um indivíduo para a sua descendência.

 Alguns micro-organismos, como por exemplo, as bactérias, são organismos que estão formados por apenas uma célula. Quando referente a outros organismos mais complexos, por exemplo, animais e/ou vegetais que estão formados, numa perfeita organização de micro-organismos que formam os tecidos e órgãos, a célula é a unidade formadora dos mesmos distribuindo-se em milhões de unidades distintas entre si e cada uma delas com funções diferentes.

Para poder compreender como funciona o corpo humano, como se desenvolve e como envelhece e o que falha no caso de uma doença, é imprescindível conhecer as células que o constituem.

2)Mostre as características das seguintes células humanas: 

 

a) célula muscular:  células mesodérmicas especializadas, os mioblastos. A célula muscular estriada apresenta, no seu citoplasma, pacotes de finíssimas fibras contráteis, as miofibrilas, dispostas longitudinalmente. Cada miofibrila corresponde a um conjunto de dois tipos principais de proteínas: as miosinas, espessas, e as actinas, finas. Essas proteínas estão organizados de tal modo que originam bandas transversais, claras e escuras, características das células musculares estriadas, tanto as esqueléticas como as cardíacas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (81.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com