TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Celular

Por:   •  18/1/2021  •  Resenha  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

             Biologia celular

Citoesqueleto-Todas e apenas as células eucariotas apresentam um citoesqueleto, ao contrario das procariotas que podem apenas apresentar uma tentativa de citoesqueleto.

As porporçoes dos constituientes do citoesqueleto vao variar de celula para celula e todas as funções dempenhadas pelo citoesqueleto vao ser reguladas pela sinalização celular.

Os constituientes do citoesqueleto vao funcionar de forma coordenada

O citoesqueleto presente no citoplasma das células eucariontes apresenta 3 sistemas fibrilares formado por proteínas intracelulares:

 Microtubos- determinar o posicionamento dos organelos delimitados por uma membrana e direciona os transportes intracelulares

Microfilamentos-determina a forma da superfície celular e é necessário para a locumuçao intrega da celula

Filamentos intermédios- foenecre resistemcia mecânica

Filamentos da actina/Microfilamentos

A actina é uma proteína muito abundante nas ceelulas eucariotas e pode ser codificada pelo uma família de genes conservada ao longo dos anos .

A actina distribuída pelo citoplasma forma uma densa rede de microfilamentos associada a outras proteínas abaixo da membrana. Interaçao comm outras proteínas.

Funções da actina

-resitencia mecânica

-prmite movimento da celula e mudaça na sua conformação/forma

Organizaoçao e estrutira dos filamentos de actina

- osnfilamentos de actina são formados por uma proteína a ACTINA

- quando a Actina se polemeriza ela da origem ao filamentos de actina que são finos e flexíveis e que tem geralmente 7 nm de diâmetro,

Os filamentos de actina podem se organizar em feixes ou em redes tridimensionais com propriedades de gel semi-solido.os feixes de actina vao ser regulados pela sua ligação a proteínas associada a actina. Os filamentos de actina são muito abundantes junto a membrana e tem as seguintes funções

-suporte mecânico

-forma celular

-movimentaçao celular(migrações e divisões celulares e internalização de partículas)

A actina é uma proteína globulas com cerca de 375 aminoacidos .Um monómero de actina(ACTINA-G) vai se unir a outro 2 monomeros e dar origem a 1 protofilamento8actina filamentosa af).A união de 2 protofilamentos vai dar origem a 1 filamento

 Um filamento tem uma forma em dupla helice,E polarizado por isso tem 2 extremidades diferentes com polaridades extremidades que é beneficiante não so para os arranjos como também pra definir o movimento em 1 direçao da miosina

Arranjos dos filamentos de actina

 É estudado in vitrio,e pode ser regulado através da relações iónica em soluções de actina ,se houver baixas forças iónica os filamentos vao se depolimerizar e dar origem aos monómeros.ao contraio quando temos elevadas forças iónicas os filamentos vao polimerizar até atingir os níveis fisologicos.

 Quando exite actina livre ela vai espontaneamente iniciar a polimerização e claro formar filamentos de actina.O processo de formação dos filamentos pode demorar algum tempo relativamente a parte do núcleo mas uma vez o núcleo formado o resto do processo é relativamente rápido.no núcleo das células entrase vários núcleos fe filamento de actina que vao serivr de moldes para a nucleação.

O crescimento dos filamentos no citoplasma depende da concentração de actina no mesmo.SE houver actina em abundancia no citoplasma os filamentos crescem bem se o caso for o contrario o crescimentos para.

POLIMERIZAÇAO DOS FILAMENTOS DE ACTINA(NUCLEAÇÃO)

Formam pequenos agregados com 3 monomeros de actina .para formar filamentos de actina so precisamos de actina livre. Os filamentos de actina podem crescer de forma reversível adicionando monómeros de actina em ambas as extremidades.
-extremidade + esta associada a um ATP e cresce mais rapidamente do q a outra pois as extremidades dissociam se mais facilmento do ATP do q do ADP oq gera uma diferença de concentrações critica necessária pra a polimerizaçai das 2 extremidades (treadmiling)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com