TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Celular

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

INTRODUÇÃO 2

1. Mencione as técnicas usadas na citologia. 3

2. Técnica de observação direita e experimental 3

3. O primeiro a fazer a observação microscópica. 3

4. Indica as partes ópticas e mecânica do microscópio. 3

5. Quem descobriu as células? 4

6. As componentes químicas das células são classificadas em orgânicas e inorgânicas. Mencione os constituintes orgânicos e inorgânicos. 4

7. Mencione as funções das mitocôndrias. 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia, é a área da Biologia relacionada ao estudo das células, tanto eucariontes quanto procariontes; tanto de organismos unicelulares quanto de multicelulares. Seu início só se deu a partir da criação dos microscópios – invenção esta que teve como precursores os holandeses Francis e Zacarias Janssen, em 1590.

A partir da elaboração deste trabalho, podemos perceber que esta ciência se atém às características gerais, evolução, componentes químicos, especializações, estruturas, permeabilidade, regulação, diferenciação, interacção, divisões, ciclo vital, funções, diferença entre tipos celulares, dentre outros aspectos relacionados às células ou ao estudo destas, como a microscopia e técnicas de preparo de material biológico.

Considerando que as células são factores que diferenciam o que é vida do que não possui vida - sendo a unidade estrutural e funcional básica de qualquer ser vivo, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas - podemos dizer que compreender a Biologia Celular é conhecer aspectos diversos intrínsecos à vida.

Este com 9 páginas, encontra se estruturado em introdução, resolução do questionário, conclusão e referências.

1. Mencione as técnicas usadas na citologia.

1.1. As técnicas usadas na citologia são:

 Colheita;

 Fixação;

 Desidratação;

 Inclusão;

 Corte;

 Colagem;

 Desparafinação e hidratação;

 Coloração;

 Desidratação e

 Montagem.

1.2. Das várias técnicas usadas na em citologia, explique duas. Excepto as que estão resolvidas no manual.

12.1. Coleta de material

Nos preparados citológicos, essa origem é um pouco mais diversificada, proveniente de líquidos orgânicos (urina, líquido ascítico, pericárdico, sinovial), punçoes aspirativas por agulha fina (pulmão, mama, tireóide, linfonodos, dentre outros), secreções (escarro, abscesso e fístula), lavados cavitários (brônquicos e bronco alveolares, vesiculares) e raspados (cervicovaginal, ocular).

A natureza da amostra (líquida, pastosa ou sólida) ir· definir a forma de colecta e preparo do material segundo as etapas da técnica citológica escolhida: distensão celular (esfregaço), levado, escovados e impressões teciduais.

Fixação das amostras

O principal objectivo da fixação é preservar a morfologia celular e a composição química das células apos a sua retirada do organismo.

Tipos de fixação Fixação seca

Fixação por revestimento

Fixação por líquidos fixadores

2. O primeiro a fazer a observação microscópica.

2.1. O primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).

Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sémen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.

3. Indica as partes ópticas e mecânica do microscópio.

3.1. As partes ópticas:

 Condensador;

 Diafragma;

 Objectiva;

 Oculares;

 Fontes luminosa.

As partes mecânicas:

 Pé (base);

 Coluna (braço);

 Canhão (tubo);

 Revólver (óptico);

 Parafuso macrométrico;

 Parafuso micrométrico;

 Comando de charriot.

.

4. Quem descobriu as células?

4.1. O primeiro microscópio foi desenvolvido por Anton van Leeuwenhoek. Era considerado um microscópio simples, pois era composto apenas por uma lente. A partir da invenção de Leeuwenhoek, o cientista inglês Robert Hooke conseguiu observar pedaços de cortiça em um microscópio chamado de microscópio composto, por ter duas lentes em sua estrutura.

Ao observar a cortiça, Hooke viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”, palavra que, em latim, significa cella = lugar fechado, pequeno cómodo. O que de fato Hooke viu era apenas o envoltório da célula, pois a cortiça é um tecido de células mortas que serve para proteger o caule das árvores.

5. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com