TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia II

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Escherichia coli

Abreviatura: E. coli

Morfologia: é uma bactéria Gram-negativa pertencente à família Enterobacteriaceae, suas células têm forma de bastonetes (bacilos) e podem ser imóveis ou móveis por flagelos, são anaeróbicas e suas estirpes podem ser diferenciadas com base nos antigénios somáticos (O), flagelares (H) e capsulares (K).

Patologia: pode provocar infecções urinárias, diarreia, colite hemorrágica e a hemolítico-urêmica. A E. coli foi isolada a primeira vez em 1885, nas fezes de crianças, por Theodor Escherich. Seu principal habitat é o tracto intestinal dos humanos e de outros animais de sangue quente, a contaminação é causada pelo contato direto com animais, com humanos e o consumo de alimentos contaminados, Exemplos: Contato fecal-oral na criação de animais, contaminação do solo quando utilizado excremento de animais como fertilizantes sem tratamento prévio, consumo de leite cru com contaminantes fecais, consumo de água contaminada.

Os sintomas são diferentes, dependendo da estirpe envolvida, podem ser lesões nas microvilosidades do intestino, diarreia, úlcera no intestino e no caso da colite hemorrágica os sintomas são diarreia sanguinolenta, fortes dores abdominais, vômitos e ausência de febre e em casos mais graves pode ocorrer a síndroma hemolítico urémico (SHU) e a púrpura trombótica trombocitopénica (PRR); a taxa de mortalidade é muito elevada.

Curiosidades: Cada pessoa evacua em média, com as fezes, um trilhão de bactérias E. Coli todos os dias; essa bactéria é um dos poucos seres vivos capaz de produzir todos os componentes de que é feita, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes; é usada pela engenharia genética para produzir proteínas combinantes; em 1977 foi usada pela primeira vez em laboratório para produzir insulina “humana”.

[pic 2]

Nome: Clostridium botulinum

Abreviatura: C. botulinum

Morfologia: É uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Bacillacease. As células têm a forma de bastonetes (bacilos), são móveis por flagelos perítricos, formam esporos e produzem neurotoxinas. São anaeróbicas e resistem a altas temperaturas, em formas de esporos podem sobreviver por mais de duas horas em temperaturas próximas a 100ºC.

Patologia: o botulismo, que na maioria das situações, resulta da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados. Foi reconhecida pela primeira vez em 1820 por Justinus Kerner, com a ocorrência da ingestão de salsichas (botutus = salsicha). Os alimentos mais frequentemente associados a intoxicações por C. botulinum são conservas de vegetais, carnes curadas, conservas de peixe, presunto, enchidos “caseiros” e o mel tem estado associado a casos de botulismo infantil em crianças com idade inferior a 1 ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (336.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com