TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia - Reino Monera

Por:   •  30/9/2022  •  Abstract  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

O REINO MONERA

O reino monera é composto por seres procariontes (desprovidos de núcleo envolto por membrana), unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.

Os indivíduos do reino monera também podem formar colônias, como é o caso dos diplococos, estreptococos e estafilococos. Além disso, o reino monera engloba os domínios Archea e Bacteria (bactérias e cianobactérias).

Apesar de algumas bactérias serem causadoras de doenças, outras são

importantes para algumas funções:

● Importância ecológica, decomposição.

● Fixação de N (plantas leguminosas) e C02.

● Fermentação nos processos industriais, como produção de queijo,

iogurte e outros latincínios.

● Produção de antibióticos.

● Digestão.

● Fabricação de substâncias.

● Entre outros.

Aproximadamente metade das doenças humanas são causadas por bactérias, que ao entrarem no organismo se instalam nos tecidos, se reproduzem e causam infecções.

As cianobactérias, também são chamadas de algas azuis ou algas cianofícias, pertencem ao filo Cyanobacteria; são seres fotossintetizantes, no entanto, não possuem cloroplastos.

São responsáveis pela fixação de N nas plantas leguminosas (soja, feijão, amendoim, vagem…), o que contribui também para a fertilidade do solo. Também fazem fotossíntese e possuem valor econômico, pois são utilizadas na produção de princípios ativos farmacêuticos.

Arqueias são microsganismos procariontes, sendo muitos deles classificados como extremófitos, que habitam locais com condições

extremas, como ambientes ricos em sal (halófitos extremos) ou calor extremo (termófitos extremos), que pode ultrapassar 90ºC.

Em relação ao domínio archea, também existe a classificação dos organismos metanogênicos, que vivem em ambientes moderados, são mais conhecidas como Archaea, e possuem o metano (CH4) como subproduto dos seus processos, e são seres vivos anaeróbicos

obrigatórios. Podem ser encontrados em intestinos bovinos e de outros herbívoros; abaixo de geleiras profundas, pântanos e ambientes aquáticos muito profundos.

Crenarchaeota: grande parte das espécies termofílicas.

● Euryarchaeota: metanogênicos e muitos halófilos

extremos.

● Korarchaeota: Inclui organismos termofílicos extremos

pouco conhecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com