TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biomassa

Por:   •  15/8/2016  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 3

BIOMASSA

A biomassa é formada por qualquer material orgânico desde que possa ser utilizado em algum processo de produção de energia. A cana-de-açúcar, a mamona, o girassol, a soja e o milho são alguns exemplos de biomassa que são muito utilizados no Brasil. Porém, para fins energéticos, os tradicionais combustíveis fosseis, como o carvão mineral e o gás natural, não são considerados como biomassa, mesmo sendo derivados diretos de matéria orgânica. Com isso, a produção de energia através da biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável.

A prática da produção de energia através da biomassa existe desde as mais primitivas civilizações, quando o ser humano já a utilizava para produzir fogo e usá-lo como fonte de calor e de luz. Logo depois, os homens passaram a explorar os metais, minérios e minerais. Durante muito tempo, a madeira foi a principal fonte de energia e a biomassa só deu seu grande salto com a chegada da revolução industrial. Com o avanço da tecnologia a vapor, a biomassa teve um papel importante para se obter energia mecânica, sendo aplicada na indústria e no transporte.

Esse tipo de produção de energia, além de ter um baixo custo de aquisição, ainda possui várias vantagens ambientais se comparada a outros meios de produção. A não emissão de dióxido de enxofre e o fato de não emitir nada que possa contribuir para o efeito estufa são algumas dessas vantagens. Porém, também existem algumas desvantagens, como por exemplo o menor poder calorífico e as dificuldades no estoque e armazenamento.

A biomassa oferece quatro formas de transformá-la em energia, são elas: a pirólise, a gaseificação, a combustão e a co-combustão. A pirólise consiste em acelerar a decomposição da biomassa através da exposição a altas temperaturas sem a presença de oxigênio, resultando em uma mistura de gases, óleos vegetais e carvão vegetal. A gaseificação é semelhante à pirólise, o que difere uma da outra é que a gasificação exige menor temperatura e resulta apenas em um gás inflamável. Já na combustão a queima ocorre a altas temperaturas e com muita presença de oxigênio, gerando vapor com altas pressão que pode ser utilizado em caldeiras e também para mover turbinas. Na co-combustão parte do carvão mineral utilizado em urnas termoelétricas é substituído por biomassa, reduzindo significativamente a emissão de poluentes. E a energia gerada em cada um desses processos pode ser convertida em três produtos: combustíveis, calor e eletricidade.

Um dos gases que é possível se obter através da biomassa é o biogás, que é um biocombustível que pode ser usado tanto em fogões como na geração de energia. O biogás não era tão utilizando até pouco tempo atrás, porém, o aumento no preço dos combustíveis convencionais vem estimulando cada vez mais a utilização desse artifício renovável. A geração de energia elétrica através do biogás pode ser feita com motores de combustão interna adaptados para o biogás e contribuirá com o saneamento urbano, pois utilizará resíduos que antes não serviriam para praticamente nada.

Os biocombustíveis são todos os combustíveis derivados de matéria prima orgânica. E, assim como o biogás, existem também outros tipos de biocombustíveis que podem ser utilizados para os mesmos fins, mudando apenas suas características de custo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com