TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caminho Da Sustentabilidade

Artigos Científicos: A Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

Ações que expressão a agenda 21.

1 – Respeito à biodiversidade florestal;

2 – Controle do desperdício de alimentos;

3 – A importância da coleta seletiva;

4 – Reciclagem de pilhas e baterias;

5 – Criar vínculos com ONGs ambientais;

6 – Evitar gases poluentes, Utilizando de bicicleta como meio de transporte;

7 – Economia de energia eletricidade;

8 – Trocar lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes;

9 – Evitar o uso excessivo de água;

10 – Ser um cidadão mais ativo na sociedade.

O caminho da sustentabilidade

A implementação da agenda 21, é desenvolver no indivíduo, a importância de seu papel no âmbito, social, econômico, político e ambiental, assim, neste trabalho serão apresentados atos nos quais promoverão a sustentabilidade, melhorando significativamente hábitos para uma qualidade de vida saudável e conjunta.

Visa também como principal objetivo a conservação da vegetação nativa do Brasil, a conscientização de toda população, a redução expressiva da emissão de gases prejudiciais à atmosfera, o desmatamento irregular. Para termos uma qualidade de vida realmente significativa obtendo os recursos da natureza sem degradar o meio ambiente.

Para se mobilizar tanto a sociedade civil quanto o governo é de suma importância essa “ferramenta” que estabelece uma política ambiental, colocando os problemas e propondo uma solução para uma análise objetiva.

Devemos melhorar nossa qualidade de vida sim, mas sem destruir o planeta, e permitir que todos possam ter uma vida digna, que os bens sejam compartilhados e que não haja desigualdade, definindo limites para utilização dos recursos que a natureza nos oferece.

Podemos fazer com que as pessoas usem da melhor forma as coisas boas do meio ambiente sem prejudicá-lo, que usufruem ao invés de consumir, mudar hábitos ruins e reeducar os pensamentos priorizando a não degradação o planeta.

Começando pelo controle do desperdício de alimentos , o desperdício de alimentos está em terceiro lugar na emissão de gases causadores do efeito estufa. Diminuir a dispersão reduzirá não somente a fome, calamidade mundial, mas também preverá a degradação do planeta. Para evitar o desperdício, além da conscientização podem-se adotar hábitos como reutilização de restos de alimentos para que sejam feitas receitas. Uma conscientização e instruções de como reutilizar restos dos mesmos, auxiliando com alternativas que visem evitar esses desperdícios.

Coleta seletiva, dentre ao que encontramos em capitais ou cidades brasileiras. Pouco se encontrando um ecossistema com biodiversidade, juntamente a isso não há a devida colaboração do indivíduo em favor de um sistema de coleta, pois, separar o lixo adequadamente em casa ou, em locais indicados agregando ao próximo uma boa utilização deste material, podendo-se, reciclar ou, utilizar em projetos educacionais. Introduzindo no indivíduo a verdadeira necessidade da coleta seletiva.

Reciclagem de pilhas e baterias, ainda não é uma atitude comum entre os indivíduos, porém, descartá-las de forma incorreta é extremamente perigoso, representando um sério problema ambiental, pois como sabemos pilhas podem levar um longo período para se decomporem na natureza, todavia, a solução ideal seria o uso de pilhas recicláveis, reduzindo a produção da mesma, com o objetivo de melhoras possíveis no meio ambiente, propagando a sustentabilidade e economia nesse fator.

Criar vínculos com ONGs ambientais é essencial, pois o contato com a natureza agrega no indivíduo, gostos como: fazer trilhas, visitar parques, fazer passeios, entre outros, em que poderão habituar-se a todo o contexto a ser explorado, mas de forma consciente e econômica para com si próprio, promovendo sua própria percepção de Educação Ambiental, introduzida nas escolas iniciais.

Evitar gases poluentes, programando as deslocações de curta distância de modo que minimize a utilização do transporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com