TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização climática da Terra e do Brasil

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA DA TERRA E DO BRASIL

Os raios solares não chegam a Terra em mesma intensidade. Por conta de seu formato e a inclinação em seu eixo, há lugares em nosso planeta que recebem menos calor que outros.

Por conta desta variação de temperatura, existe na Terra algumas zonas climáticas, originárias justamente da desigualdade da radiação solar dependendo da região do planeta. Em tese, quanto mais próximo dos polos, mais resfriada é a zona climática.

O clima megatérmico é um clima com temperatura média do ar em todos os meses do ano superior a 18 °C, sem estação de inverno e muita chuva. O clima tropical é a designação dada aos climas das regiões intertropicais caracterizados por serem megatérmicos e não terem estação invernosa e terem precipitação anual superior à evapotranspiração potencial anual.

Os climas secos (áridos e semiáridos) são caracterizados pela precipitação (volume de chuvas) menor do que a taxa de evaporação e transpiração. O limiar é determinado da seguinte forma:

Para se encontrar o limiar de precipitação (em milímetros) multiplica-se a temperatura anual média em °C por 20;

Acrescenta-se: 280, se 70% ou mais da precipitação total ocorrer na metade do ano de sol alto (de abril a setembro no Hemisfério Norte, ou de outubro a março no Hemisfério Sul);

140, se 30% a 70% da precipitação total acontecer durante o período de sol alto; 0, se menos de 30% da precipitação total for recebida nesse período.

Se a precipitação anual for menor que a metade do limiar do Grupo B, o clima será classificado como BW (clima desértico); se for inferior ao limiar mas superior à metade deste, o clima será classificado como BS (clima de estepe).

clima mesotérmico úmido não tem estação seca e depende da Massa Polar Atlântica (inverno e outono) e da Massa Tropical Atlântica (verão e primavera) para as mudanças de estação e temperatura. Diz-se dos tipos de clima que apresentam as seguintes características: grande amplitude térmica anual e temperaturas médias do mês mais frio entre 6° e 18°. Inclui os climas subtropical úmido e temperado úmido.

Os climas frios localizam-se em latitudes elevadas, sensivelmente a partir de 55º ou 60º até os pólos e subdividem-se em quatro: continental frio – não ultrapassando os 15ºC no verão e no inverno as temperaturas são sempre negativas, atingindo valores inferiores a -20ºC, com precipitações escassas que ocorrem principalmente no verão. Desértico frio – no verão as temperaturas médias mensais são elevadas e no inverno baixas com amplitude térmica anual muito elevada e precipitação ocorre no período no verão e inverno em forma de neve. Subártico – o verão é curto e pouco quente, o inverno é muito frio e longo e temperaturas médias mensais de -40ºC e amplitude térmica anual elevada e precipitação anual é muito baixa.

O clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida.

As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30ºC. No verão chegam aos -10ºC e no inverno podem alcançar os -50ºC. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de neve a maior parte do ano. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas.

O índice pluviométrico é muito baixo, abaixo de 200mm anuais, que se produzem em forma de neve e ocorrem principalmente no verão.

DINAMICA ATMOSFERICA NO BRASIL

O dinamismo atmosférico segundo Danni-Oliveira e Mendonça 2007) ocorre por centros de ações. Presença de anticiclones em uma porção norte do Brasil, nas proximidades das linhas do equador. E o anticiclone do Atlântico, Na altura dos 30° de latitude sul, aproximadamente encontra-se os centro de ações tropicais, um oceânico e o outro continental caracterizados como semifixos, o anticiclone migratório polar que afeta o brasil e origina-se do acumulo de ar polar nas regiões de baixas pressões da zona subpolar do pacífico sul, a configuração geográfica, manifestada na disposição triangular do território, a maritimidade/continentalidade ( pois o litoral tem uma considerável extensão e é banhado por águas quentes), as modestas altitudes de relevo que cujos pontos extremos atingem 3000m e a extensão territorial que apresenta certa de 8.511 milhões de km².

EQUATORIAL E SUBEQUATORIAL

Tem sua extensão em quase totalidade da região norte, além de uma parte da região de Mato Grosso e Maranhão, apresenta características climáticas de elevada temperatura, grande umidade e baixa amplitude, o clima mantém uma média de 24°C (Celsius) com uma oscilação de 5 a 6°C. Tendo estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa, respectivamente, (maio e setembro) e (outubro e abril). A região predominante do clima também conta uma pluviosidade média de 1500mm ao ano. Na porção ocidental, os índices pluviométricos chegam com frequência acima de 3000mm ao ano. Na Amazônia Oriental, a existência de uma breve de seca, caracteriza um clima subtropical (quente e úmido, com pequena estação de seca).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (304.5 Kb)   docx (295.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com