TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como foi o processo de lei de terra no Brasil?

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

1ºElabore 3 questões (Perguntas e Resposta) para serem debatidos em sala de aula.

1º) Como foi o processo de lei de terra no Brasil?

No Brasil Colônia, a terra era parte do patrimônio pessoal do rei e obtida por meio de doação. A lei de terras, tento sido criada em um Brasil independente, tornou terra uma bem de domínio público, patrimônio de nação. Entretanto, uma vez que o estado era controlado por uma classe dominante, essa lei naturalmente não se destinava a desenvolver o pais, a tornar democrático o acesso à terra, é sim resguarda interesses e privilegio de uma minoria.

2º) Quais fatores foram contra imigração estrangeira no Brasil?

A política de terras no Brasil e a existência da escravidão foram fortes fatores contra a imigração estrangeira. Enquanto, no período amplo de 1800 a 1955, os EUA receberam cerca 40 milhões de imigrantes, o Brasil recebeu apenas 4,3 milhões.Com Certeza, uma política democrática de acesso à terra teria beneficiando o desenvolvimento social econômico no Brasil.

3º) Como era feita a Colonização de Exploração?

Consistia em retirar da terra tudo o que ela pudesse oferecer para enriquecimento dos comerciantes e da metrópole portuguesa. O espaço geográfico brasileiro foi transformando e produzindo prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação de uma economia interna.

2º) Como se deu o processo de divisão de terras ainda no período de colonização?

Em 1850 foi estabelecida uma nova legislação – a Lei de Terras, essa lei eliminava o acesso á terra pela posse, pela ocupação rural e simples. A lei beneficiava somente a classe mais alta, pois uma das condições que a lei estabelecia era – a terra somente poderia ser adquirida por meio de compra em hasta pública, ou seja em leilões efetuadas por leiloeiros oficiais, mediante pagamento à vista, o que excluía claramente o trabalhador

O dinheiro obtido com a venda de terras deveria ser empregado no custeio de viagem de imigrantes ou colonos, claramente uma forma de não sai perdendo seus lucros, de corrente da proibição de tráficos de escravos, a solução era trazer trabalhadores de outros lugares para trabalhar nas grandes lavouras

Como o acesso era restrito as terras nem todas as terras eram ocupadas, sendo assim as que não fossem ocupadas voltavam para a mão do Estado, e passavam a ser consideradas terras públicas.

3º) O que foi a “Revolução Verde” e qual seus impactos para a vida no campo?

A Revolução Verde foi o processo de modernização agrícola, com o objetivo de aumentar a produção, desenvolvendo sementes, fertilizando o solo e colocando máquinas para obter resultados melhores

Os impactos puderam ser observados pelos desmatamentos de várias florestas naturais, que foram utilizadas para pastagens e plantações, o uso intenso de agrícolas e outros produtos químicos, ocasionando a contaminação das águas, do solo, e os alimentos não eram totalmente naturais, e em vista disso surgiram vários problemas sociais, além da expulsão de pequeno produtos de sua propriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com