TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da terra no Brasil

Por:   •  13/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

A questão da terra no Brasil: Uma análise da Reforma Agrária

Karoll-Anne Silva e Souza

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

É notório que a questão “reforma agrária” trás consigo muitas contradições, uma vez que, quem luta por essa tão sonhada reforma são os menos privilegiados, ou economicamente desfavorecidos.

Onofre e Suzuki, em seu artigo “Reflexões sobre a Reforma agrária” (2008), vem trazendo essa discussão mostrando a estruturação fundiária e suas contradições, tendo como objetivo demonstrar por meio da citação de fatos a necessidade da luta pela reforma agrária.

Num segundo momento, os autores fazem menção de como a luta pela terra vem acontecendo no Brasil, mostrando a importância dos movimentos sociais. Mais adiante mostram ainda como se deu o surgimento dos movimentos sociais no Brasil.

Os conflitos agrários no Brasil surgem após a promulgação da Lei de Terras de 1850, que, segundo Onofre e Suzuki (2008), se admitem em três marcos: O primeiro inicia-se em 1850 e vai ate 1940, considerada como momento de conflitos de caráter messiânico, o segundo marco compreendido no período de 1940 á 1960 é definido como “letras radiais localizadas”, e o terceiro marco se da após a década de 1970,quando começaram a ser organizadas as primeiras ocupações de terra de maneira politicamente pensada.

O primeiro marco, nomeado “Messiânico”, ganhou esse nome porque essas lutas eram coordenadas por líderes religiosos, ligados ao catolicismo popular. Sendo um dos mais importantes ocorrido entre 1870 e 1897, chamado de Movimento de Canudos (BA), liderado por Antônio Conselheiro. Outro movimento dessa fase é o Contestado (SC), que durou de 1912 à 1916, liderado pelo monge José Maria. E por ultimo, o movimento ocorrido no Nordeste brasileiro (1917-1938), liderado por Lampião[1].

No segundo marco as lutas deixam de ser de cunho messiânico e passam a ter cunho social e político. Definido como “Lutas Radicais Localizadas”, iniciaram-se em Pernambuco, sob a assinatura do Partido Comunista, tornando a partir daí o movimento camponês mais expressivo no Brasil, tendo conflitos violentos pela terra e revoltas populares[2].

E o terceiro e ultimo marco, ocorrido na década de 70, inicia-se as primeiras ocupações de terra, sob influência, também, dos setores progressistas da Igreja Católica

Surgiu na década de 1950 o projeto da reforma agrária como reflexo das lutas que vinham ocorrendo. Mas somente em 1964 decreta-se a 1° Lei da Reforma Agrária no Brasil: O Estatuto da Terra. Porém, ele nunca foi implantado, tornando-se apenas uma estratégia de controle das lutas sociais[3].

Com o não cumprimento da lei, surge o MST (Movimento Sem Terra) que tem como principal objetivo a construção de uma nova sociedade: igualitária e socialista.

Segundo os autores, a reforma agrária não deve estar, apenas, em torno de mobilizações políticas, mas sim buscar soluções concretas, capazes de viabilizar social e economicamente os assentamentos ligados ao MST em todo país.

A Reforma Agrária e a Questão Agrária estão intimamente ligados, uma vez que um desencadeou o outro.

O estudo sobre a questão agrária no Brasil sempre foi tema de interesse da área econômica, tomando força a partir da década de 1980.

Em seu artigo “A questão agrária no Brasil: aspecto sócio jurídico”, Mattos Neto mostra que a questão agrária, sob o aspecto sócio jurídico, está centrada no direito de propriedade imobiliária rural, vindo desde sua formação colonial, passando pela modificação da estrutura agrária até chegar aos problemas ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com