TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Casa Dos Budas Ditosos

Trabalho Escolar: A Casa Dos Budas Ditosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Lda.Viveu dois anos em Lisboa, regressando à sua ilha natal em 1983, onde reside. é presentemente membro da Academia Brasileira de Letras. De entre as suas obras destacamos: A Semana da Pátria, Sargento Gertúlio, Vencecavalo e o Outro Povo, Vila Real, O Sorriso do Lagarto, Viva o Povo Brasileiro (Prémio Jabuti e Prémio Golfinho de Ouro em 1985) e O Feitiço da Ilha do Pavão, estes últimos publicados nesta mesma colecção, aos quais brevemente se virá acrescentar outra obra do Autor: Livro de Histórias.

Para as mulheres

Tudo no mundo é secreto

No final do ano passado, depois que alguns jornais noticiaram que a editora responsável por esta publicação me havia encomendado um texto sobre o pecado da luxúria, os originais deste livro e o recorte da nota de um dos jornais em questão foram entregues por um desconhecido ao porteiro do edifício onde trabalho, acompanhados de um bilhete assinado pelas iniciais CLB.

Informava que se trata de um relato verídico, no qual apenas a maior parte dos nomes das pessoas citadas foi mudada, e que sua autora é uma mulher de 68 anos, nascida na bahia e residente no Rio de Janeiro. Autorizava que os publicasse como obra minha, embora preferisse que eu lhes revelasse a verdadeira origem. "Não por vaidade", escreveu ela, "pois até as iniciais abaixo podem ser falsas. Mas porque é irresistível deixar as pessoas sem saber no que acreditar". Assim foi feito, e com justa razão, como o leitor haverá de constatar, após o exame deste depoimento espantoso.

Embora não tenha tido dificuldades extremas para a edição do texto, é meu dever prazeroso agradecer a Andréia Drummond pela paciência e afinco na decifração de muitas emendas manuscritas, a Maria de Lourdes Protásio Benjamin pela mesma razão e a Geraldo Carneiro, por sua valiosa ajuda no esclarecimento de algumas passagens, em que a revisão dos originais parece não ter atentado a problemas certamente ocorridos na transposição das fitas gravadas para o papel. Essa ajuda também foi fundamental para a divisão do texto em seções e parágrafos, bem como para a inserção de raros trechos em discurso direto e diversos acertos de pontuação, com o que creio que somente ficilitamos a leitura, sem alterar o sentido de forma significativa. Mantivemos também inúmeros "erro de português", com o fito de preservar, tanto quanto possível, a oralidade dos originais. Pela transcrição João Ubaldo Ribriro Rio de Janeiro, maio de 1998.

---------------------------------------------------------------------------------------

Essa noite eu tive um sonho. Grande bobagem, nada disso. Não era assim que eu queria começar, não é assim. Essa noite eu tive um sonho -- parece diário de colégio de freiras, não é nada disso. Mas, de fato, eu tive um sonho. Um sonho inesperado, com aqueles dois budazinhos ali. Antigamente eu sonhava muito com eles, mas parei faz décadas, tudo faz décadas. São muito pequenininhos, os detalhes se perdem, comprei num camelô de Banguecoque, é um objeto sentimental. Não lembro onde li a respeito de dois Budinhas, umEscrito no feminino, o que o autor justifica com a curiosa história 7 ter recebido um pacote com a transcrição dactilografada de várias fitas, gravadas por uma misteriosa mulher, A Casa dos Budas Ditosos é a narração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com