TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CÉLULA

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.333 Palavras (18 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 18

“ A CÉLULA ”

JHENNYFER Aparecida De Jesus Horácio

RESUMO: As células são pequenas e podem ser observadas através de microscópios, elas foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke.  Com base na Teoria Celular, desenvolvida através da microscopia, estudada pelos cientistas alemães, Mathias Shleiden e Theodor Schwann, todos os seres vivos são formados por células, a célula é uma unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade de todos os seres vivos, ela é envolvida por membranas e preenchida por uma solução aquosa que contem agentes químicos, sendo que toda célula possui partes fundamentais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. E “todas as células provêm de células preexistentes”, por meio da divisão célula, a continuidade da vida depende da reprodução das células.

ABSTRACT: The cells are small and can be seen through microscopes, they were discovered in 1665 by English Robert Hooke. Based on the Cell Theory, developed by microscopy, studied by German scientists, and Theodor Schwann Mathias Shleiden, all living things are made up of cells, the cell is a reproduction unit, development and heredity of all living beings, it is surrounded by a membrane and filled with an aqueous solution containing chemical agents, whereas all cell has main parts: the plasma membrane, cytoplasm and nucleus. And “all arise from preexisting cells” through cell division, continuation of life depends on cell reproduction.

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Junqueira e Carneiro (2013). As células são unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Cada Célula desempenha funções especializadas dentro do organismo, e seus tamanhos, cada estrutura, ou organela, tem funções definidas.            (KUEHNEL, 2003). A célula é a menor unidade do ser vivo, possuem características comuns fundamentais, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo (TODABIOLOGIA.COM, 2006-2015).

O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam, assim A palavra "célula" vem do latimcellula (quarto pequeno)  (WIKIPÉDIA.ORG, 2015).

Uma das características importantes nas células é sua riqueza em membranas, que formam compartimentos que separam os diversos processos metabólicos (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2012). As células possuem pequenas vesículas contendo enzimas digestivas (lisossomo) e corpúsculos formados de microtúbulos (centríolos) (FONSECA, 1999). A célula move-se, cresce, reage a estímulos, defende-se e se reproduz. Para manter rotina tão variada, a célula utiliza-se de um conjunto bem organizado de estruturas que lembram um pequeno complexo industrial (SÓ BIOLOGIA.COM, 2008-2015).

[pic 1]

Fig. 1- Representação de uma célula animal (EDUCACAO.UOL.COM, 1996-2015).

  1. CONTEÚDO

Para estudar as células podemos usar métodos ópticos e citoquímicos. Os primeiros permitem o exame morfológico dos componentes celulares, enquanto os segundos nos fornecem o conhecimento da composição de suas estruturas (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2013).

Na composição química das células encontramos substâncias orgânicas e inorgânicas. As substâncias inorgânicas estão representadas pela água e pelos minerais; já as orgânicas, pelos lipídios (como as gorduras e óleos), carboidratos (como açucares), proteínas e ácidos nucléicos. A porcentagem das mesmas, no corpo, variam nos diferentes grupos e em células dos diferentes  tecidos, mas a água é a substancia de maior abundancia (LOPES & ROSSO, 2005).

[pic 2]

Fig. 2 - Gráfico mostrando porcentagens aproximadas dos componentes químicos do corpo dos seres vivos (LOPES & ROSSO, 2005).

  1.  ESTRUTURA DA CÉLULA

2.1.1     CITOPLASMA

O citoplasma representa a porção mais volumosa da célula, ele é constituído por um fluido chamado citosol, dispondo-se ao redor do núcleo e sendo limitado pela membrana plasmática (FONSECA, 1999). No citoplasma se localizam o citoesqueleto, as organelas e os depósitos ou inclusões, geralmente temporários. São exemplos de organelas, as mitocôndrias, o retículo endoplasmático, o aparelho ou complexo de Golgi, os lisossomos e os peroxissomos (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2013).

2.1.2     CITOESQUELETO

É composto por: Microfilamentos (Fig.4), Filamentos Espessos, Filamentos Intermediários e Microtúbulos. Esses componentes se associam entre si, formando uma complexa rede citoplasmática (TELIGA.NET, 2015). O citoesqueleto é responsável pela forma e sustentação interna da célula, pela contração das células musculares e movimento do citoplasma (LOPES & ROSSO, 2005);

 [pic 3][pic 4]Fig. 3 – Citoesqueleto; Fig. 4 – Microfilamentos (TELIGA.NET, 2015)

  1.  ORGÂNULOS 

  • RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO: As cisternas do retículo endoplasmático constituem um sistema de túneis, de forma variável, que percorre o citoplasma. Distinguem-se o retículo endoplasmático rugoso (rer) e o retículo endoplasmático liso (rel) (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2012).

Os papéis básicos do retículo endoplasmático são:

  • Transportar substâncias;
  • Armazenar materiais;
  • Facilitar muitas das reações químicas do citoplasma;
  • Sintetizar lipídios (COLEÇÂO ANGLO, 2002).

[pic 5]

Fig. 5 – Retículo Endoplasmático rugoso e Retículo Endoplasmático liso (BIOLOGIA CELULAR, 2011).

  • MITOCÔNDRIAS: As mitocôndrias são orgânulos esféricos ou em forma de bastonetes, elas exibem duas membranas de natureza lipoprotéica limitando-as. A membrana interna forma cristas mitocondriais, as chamadas pregas, e o espaço limitado pela membrana interna da mitocôndria denomina-se matriz mitocondrial. A função primordial das mitocôndrias é a respiração células, ou seja, a liberação de energia de moléculas de compostos orgânicos com a participação do oxigênio (FONSECA, 1999).

[pic 6]

Fig. 6 - Representação ilustrativa e real de uma mitocôndria em microscópio eletrônico (LOPES & ROSSO, 2005)

  • COMPLEXO DE GOLGI: É responsável pela síntese armazenamento e liberação de substâncias para o interior ou exterior da célula. O aparelho de Golgi é onipresente nas células, Em células diferenciadas polares a partir de glândulas exócrinas, os ganglionares estão localizados no terceiro apical da célula, frequentemente em estreita proximidade com grânulos secretores (KUEHNEL, 2003).

[pic 7]

Fig. 7 - Complexo de Golgi. (BIO MANIA, 2015).

  • LISOSSOMOS: São vesículas membranosas arredondadas, pequenas e que contêm um conjunto de mais de oitenta tipos de enzimas digestivas, capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas. Células animais podem conter centenas de lisossomos, produzidos pelo complexo golgiense. Eles são pequenas vesículas esféricas repletas de enzimas digestivas, assim que se soltam das cisternas do complexo. Nessa etapa eles são denominados lisossomos primários por não terem ainda iniciado sua atividade de digestão. Lisossomos secundários são os lisossomo resultantes da fusão entre lisossomos primários e bolsas membranosas com os materiais que serão digeridos. Os lisossomos podem atuar de duas maneiras: digerindo material capturado do exterior por fagocitose ou por pinocitose (função heterofágica), ou digerindo partes desgastadas da própria célula (função autofágica) (AMABIS & MARTHO, 2004).

[pic 8]

Fig. 8 – Ciclo da ação dos lisossomos (SÓ BIOLOGIA.COM, 2008-2015)

  • PEROXISSOMOS: Os peroxissomos são organelas membranosas arredondadas. A principal função dessa organela é a oxidação de certas substancias orgânicas, em especial os ácidos graxos, são também importantes na desintoxicação do organismo. As enzimas contidas nos peroxissomos são produzidas pelos ribossomos livres no citosol e incorporada a eles (LOPES & ROSSO, 2005).

[pic 9]

Fig.10-Peroxissomos: vesículas que armazenam a enzima catalase (BRASILESCOLA.COM, 2015)

  • NÚCLEO: O núcleo é o centro de controle de todas as atividades celulares porque em seus cromossomos contém, todo o genoma (DNA) da célula, exceto apenas o pequeno genoma das mitocôndrias. Chama-se genoma o conjunto da informação genética codificada no DNA. Além de conter a maquinaria molecular para duplicar seu DNA, o núcleo é responsável pela síntese e pelo processamento de todos os tipos de RNA (rRNA, mRNA e tRNA), que são exportados para o citoplasma. Todavia, o núcleo não sintetiza proteínas, dependendo das que são produzidas no citoplasma e transferidas para o núcleo. A forma do núcleo é variável e característica de cada tipo celular, mas, geralmente, apresenta-se como uma estrutura arredondada ou alongada. Em geral, cada célula tem apenas um núcleo, localizado no seu centro, mas existem células multinucleadas. Os principais componentes do núcleo são o envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2013). 

Fig. 11 - Micrografia electrónica de um núcleo celular, mostrando[pic 10] um nucléolo com uma coloração escura (WIKIPÉDIA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (857.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com