TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPAGEM SANGUÍNEA EM CONJUNTO AO SISTEMA ABO E FATOR RH

Por:   •  29/8/2019  •  Monografia  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 11

Escola Modelo Santos

Tatiane Cristina Soares do Nascimento Ferreira

TIPAGEM SANGUÍNEA EM CONJUNTO AO

SISTEMA ABO E FATOR RH

Santos

2019

Tatiane Cristina Soares do Nascimento Ferreira

TIPAGEM SANGUÍNEA EM CONJUNTO AO

SISTEMA ABO E FATOR RH

Artigo apresentada a Escola modelo de Santos como pré-requisito para a obtenção do título em Técnico em Análises Clinicas.

Orientador(o):Jose Reinaldo O. da Conceição

Santos

2019

Resumo

A frequência de grupos sanguíneos dos sistemas ABO e o fator Rh são variáveis entre as diversas populações do mundo. Esse sistema de classificação torna-se importante em diversas situações clínicas, dentre elas as transfusões sanguíneas e o pré-natal. Dessa forma torna-se importante conhecer a classificação correta do Sistema ABO-Rh, a fim de se evitar tipagens sanguíneas errôneas e, consequentemente, expor o paciente a riscos desnecessários. O objetivo deste estudo visa Conhecer os grupos sanguíneos ABO e o fator Rh com as competências dos profissionais da saúde que promovem e esclarecem tudo sobre a transfusão de sangue em processos considerado seguro, proporcionando também a população uma conscientização em relação a transfusão e a importância da doação de sangue. A metodologia aplicada no estudo se deu através de um levantamento bibliográfico, e nos indexadores MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), PUBMED, LILACS (Literatura Latino-americana em Ciências da Saúde).

Palavras Chaves: Sistemas ABO. Transfusões Sanguíneas. Fator Rh

Abstract

he frequency of blood groups in the ABO and Rh systems varies among the world's different populations. This classification system becomes important in several clinical situations, including blood and prenatal transfusions. Thus, it is important to know the correct ABO-Rh System classification in order to avoid erroneous bloodcrews and, consequently, expose the patient to unnecessary risks. The aim of this study is to know the ABO blood groups and the Rh factor with the competencies of health professionals who promote and clarify the capture, identification and transfusion of blood in processes considered safe, also providing the population with an awareness regarding transfusion and importance of blood donation. The methodology applied in the study was through a bibliographic survey and indexers MEDLINE (International Literature on Health Sciences), PubMed, LILACS (Latin American Literature on Health Sciences).

Keywords: ABO systems. Blood transfusions. Rh factor

Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

2. PROBLEMA DE PESQUISA        9

3. JUSTIFICATIVA        10

4.        OBJETIVO        12

5.  METODOLOGIA        13

6.  RESULTADOS E DISCUSSÃO....................................................................14

7. CONCLUSÃO................................................................................................15

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................16

                                                                                                                                                                           

  1. INTRODUÇÃO

Na história da medicina o sangue sempre ocupou papel importante, seja o sangue de origem humana, bem como o de origem animal. Usado há muitos séculos para fins terapêuticos das formas mais variadas, inclusive em banhos o uso do sangue evoluiu ao longo dos tempos até os dias atuais. Acreditava-se que o sangue, através de ingestão ou banhos, serviria para cura de doenças do corpo e do espírito (SAMPAIO, 2013).

Líquido orgânico de importância vital para o homem e para muitos outros animais, o sangue é o meio biológico de alta complexidade no qual ocorrem diversos processos bioquímicos e fisiológicos, como o transporte do oxigênio, as reações imunológicas e a circulação dos nutrientes pelo sistema vascular.

Sangue é um tecido líquido do organismo, caracterizado pela presença de elementos celulares próprios e pela fluidez que possibilita sua circulação por todo o corpo. Apresenta em geral sua cor vermelha, por causa da hemoglobina, pigmento responsável pela fixação do oxigênio necessário à respiração, serve como meio de fixação do oxigênio externo, é o veículo para o transporte de nutrientes até os tecido do organismo e para a remoção dos produtos da excreção celular; conduz o excesso de calor gerado pelos órgãos mais profundos e ativos para a superfície do corpo, onde é dissipado, intermedeia as reações imunológicas, que defendem o organismo das agressão dos agentes patogênico, e abriga todos os tipos de biomoléculas, como os hormônios, que estimulam ou inibem a atividade de órgãos e tecidos distantes das glândulas que os sintetizam.

Todo sangue em diferentes tipos de pessoas independente de gênero ou idade possui grupos sanguíneos, esses grupos define-se um sistema ou conjunto de antígenos formados a partir da expressão de genes alelos complexo de dois ou mais genes homólogos intimamente ligados. Cada sistema apresenta potencialidade imunogênica característica, variando desde os antígenos que raramente causam problemas clínicos até os que, em caso de transfusão incompatível, podem resultar na morte do paciente.

Karl Landsteiner descreveu o primeiro sistema de grupo sanguíneo no início do século XX. Observou então que os eritrócitos de alguns indivíduos sofriam aglutinação ao serem misturados com soro de outros indivíduos. Utilizando esta técnica de aglutinação, Landsteiner classificou os eritrócitos em quatro tipos: A, B, O e AB (ZAGO, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (174.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com