TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diabetes Mellitus

Por:   •  15/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

Anderson Lima De Jesus – 1158840

PRATICA  ANATOMIA

Diabetes Mellitus

VITÓRIA
2015

Introdução

       A Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

       Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações. A Diabetes Mellitus apresenta em denominações conhecidas por fases ou tipos são: Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina; Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. Diabetes do tipo I no Brasil,ocorre uma grande   incidência perfazendo o total de aproximadamente sete pacientes a cada 100 mil habitantes.

   O diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Outro tipo de diabetes encontrado com maior frequência e cuja etiologia não está esclarecida é o diabetes gestacional que em geral é um estado pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento do pré-natal (BRASIL, 2006).

Segundo estudos, a incidência do DM tipo 2 aumentou no mundo atual, como resultado da interação genética e envolvimento de fatores de risco que são determinantes da doença e dentre eles pode-se destacar: maior taxa de urbanização, aumento da expectativa de vida, industrialização, maior consumo de dietas hipercalóricas e ricas em hidratos de carbono, de absorção rápida, mudanças do estilo de vida, inatividade física, obesidade e maior sobrevida da pessoa diabética.

Desenvolvimento e propagação da Doença

       De acordo com o Índice de diabetes mellitus uma epidemia está acontecendo, em 1985 estimava-se que 30 milhões de adultos com DM no mundo, esses números só veio ganhando mais abrangência passou a ser 135 milhões em 1995 chegando a atingir 173 milhões em 2002, com expectativa de chegar a 300 milhões até 2030, grande parte das pessoas que si encaixam nesses dados, vivem em países pobres e em constante desenvolvimento.

       Esse número de indivíduos diabéticos vem ocorrendo pelo aumento do envelhecimento, e a crescente urbanização. O aumento do sedentarismo influencia diretamente juntamente com a obesidade, quando se trata desse  assunto . O crescimento alarmante da obesidade traz também o aumento da diabetes já que uma vez obeso, o individuo tende a ter diversas outras doenças devido ao excesso de peso.

       A incidência de casos diabéticos vem crescendo de maneira alarmante devido a, situações de maior índice de envelhecimento populacional bem como o aumento da obesidade e sedentarismo. A falta do exercício físico esta contribuindo com o avanço de diversas doenças entre elas a diabetes.

     Para se prevenir a doença portadores  com alto risco de glicose com tolerância a glicose deve dês de já optar por mudanças na alimentação e acompanhamento médico, uma significativa perca de peso, um restrição na gordura saturada juntamente com uma pratica de atividade física.

     Diminui a concentração basal e pós-prandial da insulina, aumenta a resposta dos tecidos à insulina, melhora os níveis da hemoglobina glicosilada. Melhora o perfil lipídico: - diminui os triglicerídeos. - aumenta a concentração de HDL-colesterol. - diminui levemente a concentração de LDL-colesterol. Contribui a diminuir a pressão arterial a mudança vem sempre por parte do diabético,com o método de prevenção existe tratamento para uma vida. Dessa forma os pacientes que realizarem o uso dos medicamentos adequados juntamente com a dieta e as atividades físicas orientadas por profissionais provavelmente terão mais chances de ter mais qualidade de vida, e em alguns casos a reversão da doença.

Exercícios indicados aos portadores de diabetes Mellitus

     Os exercícios e técnicas mais frequentem são os de auto-monitorização glicêmica e a implantação de insulinoterapia intensificada permitem ao paciente portador de diabetes do tipo 1 desenvolver estratégias e ajustes no consumo de carboidratos e doses de insulina, para poder participar de maneira mais segura em programa de atividade física.

     Por outro lado, a prescrição de atividade física em paciente portador de diabetes do tipo 2 não apresenta dúvidas e é hoje, junto com a perda de peso, uma das indicações das mais apropriadas para corrigir a resistência à insulina e controlar a glicemia nesse tipo de diabetes (que representa 90% dos casos), ainda mais se está associado à obesidade. Por outro lado, no diabetes do tipo 2 cujo tratamento está baseado só em dieta, raramente o exercício gera hipo ou hiperglicemia.

    Os benefícios a médio e longo prazo, da prática regular de atividade física, contribuem para diminuir os fatores de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular (aumentado no paciente portador de diabetes), através das seguintes alterações: melhora do perfil lipídico, contribuição para a normalização da pressão arterial, aumento da circulação colateral, diminuição da frequência cardíaca no repouso e durante o exercício. No mais, independentemente das alterações fisiológicas que acompanham o exercício, também ocorrem alterações comportamentais que favorecem o cuidado e o autocontrole por parte do paciente, e consequentemente contribuem para melhorar sua qualidade de vida.

     As atividades do tipo aeróbicas são também indicadas aos portadores de diabetes do tipo I, como: caminhada, natação, corrida, andar de bicicleta, e ginástica aeróbica. De acordo com a saúde física do paciente elas podem ser praticadas de 3 a 4 vezes na semana, podendo ter duração diária de 20 a 30 minutos de acordo com a necessidade do individuo.

Conhecimento do profissional de educação física frente a Doença

       De acordo com a pesquisa realizada por MONTEIRO, L.Z. et al. De acordo com o Conselho Federal de Educação Física - CONFEF a prescrição de atividades físicas necessita da orientação de um Especialista do Exercício - o Educador Físico, que é o profissional que deve ser habilitado para exercer atividades por meio de intervenções, de avaliação, de prescrição e orientação de sessões de atividades físicas com fins educacionais, de treinamento, de prevenção de doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com