TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Para Além do Capital

Por:   •  4/7/2019  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA¹

MÉSZÁROS, István (1930 - 2017). A Educação para além do Capital. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2008. (Coleção Mundo do Trabalho). Título original: Education beyond Capital. ISBN 978-85-7559-068-3. 125 p.

Kamila Pereira dos Santos²

O livro A Educação para Além do Capital, escrito por István Mészáros, faz parte da coleção Mundo do Trabalho, cujo objetivo é explicitar à alienação educacional no capitalismo e articular a importância de haver uma desalienação, ir além do capital.

Segundo Mészáros, não adianta mudar a educação sem alterar a sociedade, sem um consenso nada acontece. Por essa razão sugere que se lute para “romper com a lógica do capital”. Ele critica a concepção do socialista utópico Robert Owen e baseia-se em Paracelso, Fidel Castro, Karl Marx, entre outros, citando-os ao longo da obra.

Defendendo inúmeras vezes que é fundamental “romper com a lógica do capital” na perspectiva de mudar significativamente a educação no ensino, visto que para ele a educação e capitalismo não se ajustam, nem coexistem. Chega a mencionar que ao limitar a mudança da educação, não existirá uma transformação social qualitativa. Desse modo, é necessário cessar com a lógica do capital se quisermos considerar o princípio de uma possibilidade educacional distinta.

De acordo com o autor, entendo que a sociedade alienada pelo sistema capitalista dedica toda sua vida apenas ao espírito comercial. Nesse sentido, o tecido social é prisioneiro desse sistema, isto é “na medida em que o homem se torna objeto de sua ação determinada pela concepção do ter, tanto o homem quanto o objeto tornam-se objetos um do outro”. (Marx, 2004, p. 109).

Além disso, entendo que “romper com a lógica do capital” é tantas vezes repetido que gera no leitor uma esperança sobre o que seria o passo concreto para a saída do embaraço da educação capitalista, classicista e elitista, de forma que não fique na discussão lógica, apenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com