TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Eólica

Por:   •  27/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Energia Eólica

Introdução

Energia Eólica é a transformação do vento em uma energia util e sustentável. O tema eólico vem do latim aeolicus nome associado a Éolo deus dos ventos da mitologia grega. Essa energia é uma abundante fonte renovável, limpa e disponivel em todos os lugares. Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra, a quantidade de energia capitada pelo vento varia de acordo com a estações.

A energia eólica tem um papel importante hoje para ajudar em tarefas úteis tais como: bombeamento de água, geração de eletricidade, aquecimento, etc. É uma energia limpa, renovável, pode ser produzida e, quaisquer regiões (de preferência em regiões que ventam muito), não produz gases de efeitos de estufa durante a produção e requer menos espaço. Os barcos á vela eram movidos atraves da energia do vento para se locomover.

História da energia eólica

Acredita-se que os primeiro a se utilizar a energia do vento foram os egípcos na utilização para bombeamento de água e moagem de gração através de cata-vento ptoveniente da Pérsia, por volta de 200 A.C.. A registro histórico que antes da invenção dos cataventos na Pérsia, a China por volta de 2000 A.C. e o império Babilônico por volta 1700 A.C. já se utilizavam de cata-ventos rústicos para irrigação.

As pessoas usavam também a energia do vento para mover os barcos à vela. As velas capturavam a energia do vento para empurrar um barco ao longo da água. Também era utilizado para moer trigos e dentre outos.

Um importante marco para a energia eólica na Europa foi a Revolução Industrial no fim do Século XIX. Comecaram  o surgimento de máquina a vapor, e assim começou o uso de energia eólica na Holanda. Já no início do século XX, existiam apenas 2.500 moinhos de ventos em operação, caiu para menos 1.000 no ano de 1960.

Nos dias atuais, a energia eólica é uma das mais conhecidas entre as energias renováveis e esse fator é responsável pelo rápido crescimento de que foi alvo este mercado em todo o mundo.

Os usos da energia eólica.

Apesar de ter custos elevados, pessoas têm buscado cada vez mais aproveitar este tipo de energia por ser uma fonte renovável. Segundo relatório do Global Wind Energy Council, em 15 anos a capacidade eólica mundial passou de 6,1 GW para 238,4 GW (cerca de 17 hidrelétricas Itaipu). O Brasil atualmente responde por cerca de metade da capacidade instalada na América Latina, mesmo representando apenas 0,38% do total mundial, é o quarto país em que energia eólica mais cresce no mundo.

Um dos usos mecânicos da energia eólica é o bombeamento de água, uso primário da energia eólica. O trabalho de Daniel Halliday tinha como propósito esse bombeamento, ele e outros começaram a fabricar cata-ventos na metade do século XIX, o trabalho de Halliday ajudou nos avanços nas industrias de bombas de ferro, a combinação dessas bombas com as máquina de vento possibilitou o bombeamento de água de poços mais profundos, o que ajudou a prover agua para as locomotivas a vapor da época, por exemplo.  

A energia eólica também é usada na conversão de vento para energia elétrica, isso ocorre através da pela conversão da energia cinética  de translação pela energia cinética de rotação atráves do emprego de turbinas eólicas, quando o objetivo é gerar eletricidade, essa forma de eletricidade é substancialmente maior que as outras formas de conversão,ou moinhos e cata-ventos quanto o objetivo é a realização de trabalhos mecânicos.

A exploração comercial começou no inicio da década de 70 durante a crise de petróleo e os países europeus começaram a investir em outras formas de energia. No Brasil a região  nordeste tem grande potencial eólico, são 6.000 MW, sendo a região brasileira com maior potencial nesse tipo de energia. Até 2003 a Aneel havia registrado cerca de 92 emprendimentos não iniciados para o aproveitamento de energia que agregariam 6.500MW a produçao nacional de energia eólica.  

Sua exploração comercial teve início há mais ou menos na década de 70 quando ocorreu a crise do petróleo e os países europeus começaram a investir em outras formas de energia. No Brasil, o custo da geração de energia através dos ventos é de cerca de US$70 a US$80 por MWh, o que a torna competitiva com a energia nuclear e termoelétrica.

A parte ruim dessas turbinas que geram essa energia atráves dos ventos é a poluição sonora e visual. A poluição sonora dependendo da especificação do equipamento pode inviabilizar a construção desses sistemas muito proximos de região habitadas por causar desconforto aos moradores. Porém existem modelos de aero-geradores de hélices de alta velocidade que produzem menor ruído e são até mais eficientes que os modelos de turbinas de multiplas pás, mais barulhentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com