TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Genética

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ

CAMPUS MACAPÁ

ISADORA MAIA OLIVEIRA

ENGENHARIA GENÉTICA

MACAPÁ

2015

ISADORA MAIA OLIVEIRA

ENGENHARIA GENÉTICA

Trabalho apresentado a disciplina de Biologia do 3º ano de Redes do Campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá, como requisito parcial de avaliação do 4º bimestre letivo.

Orientação: Prof, Dr. Allan Rocha

MACAPÁ

2015

1 INTRODUÇÃO

                

Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a engenharia genética, seu conceito, suas características e suas aplicações.

Como entendimento geral, temos que a engenharia genética pode ser compreendida como um conjunto de técnicas que são capazes de conceder a identificação e manipulação de genes dos organismos vivos que acontece geralmente fora do processo normal reprodutivo do mesmo. Tem como objetivo introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade.

Também serão abordados através desta pesquisa os seguintes subtemas: o melhoramento genético, o aconselhamento genético, a genética molecular e o genoma humano. Cada item contendo respectivamente suas definições e características para melhor compreensão do assunto abordado.

2 MÉTODO

Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa de caráter bibliográfico, com o método qualitativo e busca de informações em artigos em sites a respeito da temática abordada. A pesquisa foi realizada na primeira semana do mês de Novembro e finalizada na segunda semana.

A pesquisa bibliográfica segundo Gil (2002) é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica está no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu e se registrou a respeito do tema de pesquisa. Tais vantagens revelam o compromisso da qualidade da pesquisa. Assim, além de permitir o levantamento das pesquisas referentes ao tema estudado, a pesquisa bibliográfica permite ainda o aprofundamento teórico que norteia a pesquisa.

O método qualitativo:

A pesquisa qualitativa se insere no marco de referência da dialética, direcionando-se fundamentalmente, pelos objetivos buscados. O desenho da pesquisa qualitativa deve nos dar uma visibilidade muito clara do objeto, objetivo e metodologia, de onde partimos e onde queremos chegar. (MARTINELLI, 1999, p.115)

E o enfoque analítico descritivo tem por finalidade analisar e descrever através de leitura de artigos em sites a respeito da engenharia genética e suas áreas.

A pesquisa foi desenvolvida nas seguintes etapas:

  • Levantamento de dados;
  • Busca de informações;
  • Seleção do material pesquisado;
  • Organização dos dados pesquisados;
  • Leitura do material pesquisado para o desenvolvimento de introdução e conclusão;
  • Elaboração do projeto.

3 DESENVOLVIMENTO

        

A engenharia genética é a área da ciência que reúne técnicas com intuito de manipular genes de qualquer organismo a partir de experimentos realizados em laboratórios. O processo de manipulação desses genes faz com que os mesmos sejam duplicados, transferidos ou então separados dos originais.

Tem como objetivo fundamental produzir organismos geneticamente melhorados para obter melhor desempenho em suas funções e gerar substâncias úteis ao ser humano. Um exemplo específico é a produção de insulina humana através do uso alterado de bactérias. 

Sua aplicação pode ser vista na produção de vacinas, proteínas por microrganismos, alimentos, transplantes e animais transgênicos.

Os processos de descobertas da modificação genética permitiram que as estruturas sequenciais com bases completas do DNA fossem interpretadas, desse modo facilitando a clonagem dos genes. O processo de clonagem é tido como um processo de reprodução assexuada que resulta em cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo.

MELHORAMENTO GENÉTICO

É a ciência utilizada em animais e plantas para obter indivíduos ou populações com características desejadas sendo realizada a partir do conhecimento do controle genético de tais características. Refere-se à seleção e aprimoramento de qualidades em seres vegetais e animais para utilização humana.

Essa ciência é dividida nas seguintes áreas: melhoramento genético de vegetais que é área de conhecimento da agronomia e da engenharia florestal e o melhoramento genético de animais que é área da zootecnia.

Esse processo de melhoramento é sucessivo, uma vez que o animal é melhorado. O melhoramento genético aumenta a eficácia produtiva dos seres vivos, utilizando as técnicas de seleção e cruzamento.

ACONSELHAMENTO GENÉTICO

O aconselhamento genético é tido como o processo utilizado por pessoas que possuem alguma doença hereditária e consiste em examinar a probabilidade da ocorrência de alguma doença genética em uma família, é utilizado para descobrir as consequências de tal doença e se há chances de serem transmitidas para uma futura geração da família.

Ele pode se dividir em dois tipos: retrospectivo, quando existe um indivíduo portador da doença na família e prospectivo, quando não existe nenhum individuo com a doença.  O aconselhamento apresenta métodos de prevenção e tratamentos para esses pacientes.

O aconselhamento ocorre em três partes, a primeira é uma pesquisa feita através de questionários para conhecer o portador, a segunda consiste nos exames físicos e psicológicos do paciente e a terceira consiste na elaboração das hipóteses de diagnósticos para obtenção de um resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com