TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epiderme Derme e Hipoderme

Por:   •  21/5/2016  •  Artigo  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 5
  1. A pele é dividida em Epiderme, Derme e Hipoderme.
  2. A Epiderme é constituída por 5 estratos, sendo eles: estrato basal, estrato espinhoso, estrato granuloso, estrato lúcido e estrato córneo. O estrato córneo é constituído de muitas camadas de células queratinizadas.
  3. A Derme é dividida em Zona papilar, que é constituída de tecido conjuntivo frouxo e a zona profunda, constituída de tecido conjuntivo denso com fibras colágenas.
    Tecido linfático, glândulas e musculatura lisa são encontradas na Derme.
  4. Muda de acordo com a região, pois a hipoderme é constituída de tecido adiposo e esse tecido pode se localizar em maior quantidade num determinado local, logo ocorre a variação de uma parte do corpo para outra. Onde mais se encontra é nos coxins digitais.
  5. A maior diferença está até mesmo evidente no nome, pois os pelos especializados tem relação com nervos e formam um receptor tátil. Sendo dividido em pelos sinusiais que é o bigode ou vibrissas sobre os olhos, lábios etc, e os pelos tilotríquios.
  6. Depende da espécie. A pele do escroto não pode ser considerada totalmente glabra, pois alguns animais como o gato, possuem pelos nessa região. Já no plano nasal a pele é glabra.
  7. Folículo
  8. A glândula sebácea é uma glândula holócrina, possui camada de células periféricas cubicas ou pavimentosas e tem o sebo como produto de secreção.
    Diminui a perda de agua, contem precursores da vitamina D, diminui a possibilidade de invasão microbiana e mantem o pelo e a superfície externa da pele macia e flexível.
    Não são encontradas nos coxins, cascos, garras, cornos.
    A glândula sudorípara é bastante desenvolvida no cavalo e ausente nas aves , tem como função resfriar o corpo, produzindo o suor como secreção.
    A glândula sudorípara pode ser apócrina (abrem-se no colo do folículo), com epitélio cubico simples ou merócrinas (abertura na superficie independente do folículo piloso), com epitélio cilíndrico.
  9. A glândula mamaria é uma glândula sudorípara modificada, onde os lipídios são secretados pelo método apocrino e as proteínas e carboidratos pelo merócrino (com ducto próprio).

Sistema Cardiovascular

  1. O SCV é formado por órgãos que bombeiam, transportam e distribuem substancias necessárias as células e tecidos do organismo.
    Coraçao, vasos sanguíneos e linfáticos.
  2. O coração é composto por uma camada interna (endocárdio), túnica média (miocárdio) e um camada externa (epicardio).
  3. O endocárdio é constituído por endotélio e camada subendotelial.
  4. O subendocárdio é uma pequena camada abaixo do endocárdio, constituído de tecido conjuntivo frouxo, com fibras elásticas e colágenas, células adiposas, fibras musculares lisas, vasos sanguíneos e nervos.
    Une endocárdio ao miocárdio e possui sistema condutor de impulsos do coração nos ventriculos (fibras de Purkinje).
  5. O epicardio é constituído de mesotélio e tecido conjuntivo frouxo.
  6. Subepicardio contém tecido adiposo, vasos sanguíneos e nervos.
  7. O esqueleto cardíaco possui músculos e válvulas que são sustentadas por tecido conjuntivo denso e alguns componentes cartilaginosos e ósseos.
    É disposto em 4 aneis fibrosos, 1 trigono fibroso e 1 septo membranáceo.
  8. Valvas cárdicas são estruturas formadas basicamente por tecido conjuntivo que se encontra a saída de cada uma das quatro camaras do coração.
  9. Musculo estriado cardíaco – características.
  10. Disco intercalar são junções intercelulares, fazendo com que uma fibra se adere a outra por meio de suas extremidades.

Sistema Linfático

  1. Existem 3 tipos de tecidos linfoides presente nos animais.
    Tecido linfático difuso: agregados de células de defesa sem capsula. Mucosa do trato digestório, respiratório, urogenital. Segunda linha de defesa. Associado ao tecido conjuntivo.
    Tecido linfático denso: agregados densos de células de defesa sub-epiteliais sem capsula. Mucosa do trato digestório (tonsilas, placas de peyer e outros nódulos linfoides), trato respiratório e urogenital. MALT. Nodulos linfoides isolados ou agregados.
    Tecido encapsulado denso: distribuídos por todo o corpo (baço, timo, linfonodos e Bursa de Fabricius nas aves).
  2. Orgaos linfoides centrais: timo e medula óssea. Ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos T e B. Não formam células ativas na resposta imune.
  3. Orgaos linfoides periféricos: baço, linfonodos, nódulos linfoides isolados e nódulos linfoides agregados (tonsilas). Participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular.
  4. Linfócito T – imunidade celular – produção de citotoxinas.
    Linfócito B – imunidade humoral – produção de Ig = Acs.
    Macrófago – resposta imunitária, fagocitam partículas (papel fundamental nas inflamações)
    Mastócito – armazenam potentes mediadores químicos da inflamação, como heparina (papel fundamental nas inflamações, reações alérgicas e expulsão de parasitas.
    Eosinofilos – combatem principalmente os vermes, pois não podem ser fagocitados. Luta contra infecções virais
    Celulas dentricas – protegem o corpo de micróbios invasores, tendo como principal função processar material antigênico, devolve-lo a superfície e apresenta-lo as células especializadas do sistema imunológico.
  5. Linfonodos: órgãos encapsulados, constituídos por tecido linfoide denso, reniformes. Constituído de capsula, córtex, medula, estroma, nódulos e hilo.
    Baço: capsula de tecido conjuntivo denso, emite septos – trabéculas (divide o parenquima). Maior acumulo de tecido linfoide do organismo, faz hemocaterese.
  6. Ponto positivo: passagem de nutrientes
    Ponto negativo: edema, devido ao excesso de liquido.
  7. Linfonodo do suíno tem padrão invertido, onde os nódulos linfáticos se localizam na região medular do órgãos e os cordões medulares e agregados celulares a estes relacionados se encontram na região cortical.
    O fluxo da linfa também é invertido (entra pelo Hilo e sai na área capsular).
  8. A principal espécie que se encontra os nódulos hemais, são os ruminantes. São semelhantes aos linfonodos, porém, preenchidos por sangue. Conectados a vasos sanguíneos, são encontrados ao longo da coluna vertebral e associados a algumas víscera.
  9. MALT é um tecido linfoide associado a mucosa e tem como função regular a imunidade nas mucosas e pode ser a região de formação de linfoma.
    No Pulmão se chama BALT e na pele SALT.
  10. Responsável pela imunidade humoral: Linfócito B.
  11. Responsável pela imunidade celular: Linfócito T.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com