TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiencia Do Cinema

Artigo: A Experiencia Do Cinema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 2003. p. 25-54.

Dentre as funções internas, a atenção é a mais fundamental. Há duas formas de atenção: voluntária e involuntária. A atenção voluntária é quando o indivíduo se acerca das impressões com uma ideia já suposta em onde ele quer colocar o foco. Já a atenção involuntária, o foco da atenção é dado pelas coisas que se percebe.

No curta-metragem analisado Plane Crazy sob a ótica do texto de Ismail Xaviel em A experiencia no cinema, o curta produzido por Walt Disney em 1928, percebe-se que vários elementos visuais e sonoros são utilizados com o objetivo que a atenção involuntária do espectador seja despertada.

Na película há a presença de tons escuros contrastando com o branco com a finalidade de acionar o teclado mental do telespectador e assegurar o efeito desejado sobre a atenção involuntária. A trilha sonora é outro artificio utilizado com o mesmo objetivo. Os sons são presentes em todo o filme por meio de uma trilha sonora que varia suas notas e volumes conforme muda-se as cenas e, sempre, com o objetivo de despertar a atenção do telespectador. Dentre outras cenas que percebe-se a distinção do som nas cenas pode-se citar: na construção do avião; no momento em que o personagem principal usa a língua para molhar os dedos para passar a próxima página do livro; ao bagunçar seu cabelo para se parecer com a imagem do livro; na tentativa de fazer o avião funcionar; o próprio barulho do avião; no momento em que o avião bate na árvore; no momento que o personagem fica chateado; ao arrancar as penas da ave para utilizá-la no avião; quando a mocinha cai do avião; dos desvios que o personagem faz para não bater em nenhum obstáculo; quando a mocinha tira o acessório de sua roupa para transformá-lo em um paraquedas; entre tantos outros.

Nota-se também que a técnica de close-up foi utilizada com o objetivo de destacar determinada cena, tornando o único conteúdo da encenação. Esse tipo de destaque visa chamar a atenção do espectador, visto que tal destaque desempenhará papel decisivo em outras cenas. No curta de Walt Disney, o close-up foi utilizado duas vezes. Observa-se o primeiro, quando o personagem principal lê um livro, provavelmente um manual de como voar. O personagem inspira-se em uma figura desse livro e arruma seu cabelo semelhante à figura. Percebe-se também, neste episódio, a atenção involuntária atraída pelo sentido da visão. Finalmente, o segundo close-up ocorre no momento em que o personagem principal encontra-se no avião com a mocinha. Há a ampliação das cenas como no momento em que o personagem principal lê o livro.

Nota-se também palavras que aparecem na cena, servindo de substituto para a fala do personagem, como no momento que os personagens caem do avião.

É notável a presença de sentimentos de emoção, durante todo o curta: raiva, alegria, tristeza, descoberta, um pouco de crueldade, entre outras. O tato tambémé um dos sentidos utilizados para atrair a atenção do telespectador. Quando o personagem principal ganha uma bofetada em seu rosto.

Vale ressaltar que o personagem principal recebe da moça uma ferradura de presente, esse mesmo presente os acompanha em sua aventura, no avião. E ao ser menosprezado pela mocinha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com