TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Febre Amarela

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação contínua de Biologia

Lucas Pereira Rodrigues - nº 14 - 3º A

  1. Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus do gênero Flavirus febricis, e transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti (urbana), Haemagogus e Sabethes (silvestre). A silvestre acomete os macacos, que são picados e funcionam como hospedeiros do vírus. Por isso, a morte de primatas em áreas próximas à cidade significa que o vírus pode estar circulando na região. É importante ressaltar que o macaco não transmite a doença para os humanos. A forma urbana é transmitida diretamente ao homem pela picada do mosquito. Apesar de os mosquitos serem diferentes, o vírus e os sintomas da doença são iguais nos dois casos.

A vacina para essa doença, fabricada com a forma atenuada do vírus, é bastante segura e eficaz. Geralmente, é aplicada em dose única e em muitos estados brasileiros já faz parte do Calendário de Vacinação. Devido ao surto de febre amarela ocorrido recentemente, as doses foram dividas para que mais pessoas possam ser vacinadas, com o intuito de ampliar a imunização. O que diferencia a dose fracionada é a duração da proteção, não a eficácia. Pessoas vacinadas com a dose fracionada precisam receber um reforço após oito anos, enquanto as vacinadas com a dose única não precisam tomar outra dose. Pessoas com mais de nove meses e menos de 60 anos de vida, que vivem em áreas com recomendação de vacinação contra febre amarela, mesmo que essa seja temporária, bem como quem vai viajar para uma dessas áreas deve se vacinar.

Além da vacina, existem outras medidas que podem ser tomadas para a prevenção da doença, como o uso de repelente, por exemplo. Erradicar o mosquito transmissor da febre amarela é impossível, mas combater o mosquito Aedes aegypti nas cidades é uma medida de extrema importância para evitar surtos da doença nas áreas urbanas. Normas básicas de prevenção, como eliminar os focos de água parada que possam servir de criadouro para os mosquitos, devem ser seguidas.

  1. Anomalias derivadas de mitoses anômalas

A mitose é o tipo de divisão celular que ocorre em todas as células humanas, menos nos gametas. Quando ocorre o crescimento desordenado de um determinado grupo de células, o câncer é causado. Essas células passam a invadir tecidos vizinhos e espalham-se pelo organismo. Ocorrem alterações genéticas que convertem uma célula normal em uma célula transformada, deixando de responder sinais de controle de multiplicação, morte e diferenciação.

O câncer é causado em quase todos os casos por mutação ou por alguma anormalidade de genes (oncogêneses) que regulam o crescimento e a mitose celular. Essas mutações podem ser causadas por erros de cópia do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, ou produtos químicos, como o cigarro.

O processo de formação de um câncer é chamado de carcinogênese, e pode durar até 30 anos. Durante esse processo, ocorre um acúmulo de mutações no DNA celular, especialmente nos genes que garantem a ordem dos eventos do ciclo de divisão celular, nos que consertam eventuais erros na replicação do material genético ou nos que promovem e mantêm o estado de diferenciação celular.

Células saudáveis possuem um mecanismo de controle de reprodução, o qual determina em certo ponto se a divisão celular terá continuidade ou será interrompida. Nas células cancerígenas ocorrem anomalias durante o ciclo celular e a mitose perde o seu controle, crescendo cada vez mais, originando um tumor. Esse crescimento descontrolado ocorre devido à ação de genes que sofreram mutações. Quando uma célula se torna cancerígena, os tecidos vizinhos invadidos vão perdendo suas funções.

  1. Seleção artificial praticada pelo homem (consequências para os seres vivos originados do processo)

Muito antes de Darwin e Wallace, fazendeiros e agricultores estavam usando a ideia de seleção para causar mudanças nas características de suas plantas e animais ao longo de décadas. Fazendeiros e agricultores permitiram a reprodução apenas de plantas e animais com características desejáveis, causando a evolução do estoque da fazenda. Esse processo é chamado de seleção artificial porque são as pessoas (ao invés da natureza) que selecionam quais organismos vão se reproduzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com