TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Febre Amarela

Por:   •  3/10/2021  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

A Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, não transmissível, de gravidade variável, caracterizada por febre. É causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos) da família Flaviviridae. As manifestações clínicas revelam as fases evolutivas da doença. A gravidade dessa patologia é variável, podem ser leves a ponto de serem confundidos com os de uma virose e regredir espontaneamente, ou podem evoluir para complicações graves e morte. Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre e a urbana. A silvestre é uma zoonose, e acomete os macacos. Eles são hospedeiros do vírus, que é transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes a outros macacos ou a seres humanos não vacinados que penetrem em seu habitat natural. A urbana é uma antroponose, não se identificam animais como importância epidemiológica, sendo o principal vetor o Aedes aegypti.

No início da doença, a realização do método clínico não é suficiente para diagnóstico, pois assemelha-se com outras doenças virais. Nas manifestações clínicas leva em conta os sintomas que o paciente apresenta, se já foi vacinado e há quanto tempo, e a ocorrência de casos da doença a sua volta. A morte de macacos nos lugares em que vive ou visitou é outro indício importante a ser considerado. Só é possível confirmar o diagnóstico depois de realizar exames laboratoriais que consiste na amplificação molecular do vírus no sangue, que pode ocorrer até o quinto dia viral. A partir do quinto dia já são recomendados testes específicos.

Até o momento não existe nenhum antiviral específico para o tratamento da doença. O enfermo deve ficar em repouso, sob cuidados médicos no hospital para evitar o agravamento da febre amarela. A melhor maneira de se prevenir contra a febre amarela é por meio da vacinação, principalmente para quem mora ou vai viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo. Combater o mosquito Aedes aegypti nas cidades é muito importante para evitar surtos da doença nas áreas urbanas.

Febre Amarela - Revista RBAC. Revista RBAC. Disponível em <http://www.rbac.org.br/artigos/febre-amarela/>.‌

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com