TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO - BIOLOGIA (LICENCIATURA)[pic 1]

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

DISCIPLINA: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ALUNA: MARINA JORGE DE LEMOS (RA 8038947)

Setembro, 2017

CURSO - BIOLOGIA (LICENCIATURA)[pic 2]

Atividade: Após a leitura dos textos indicados para esta semana e reflexão desse pequeno excerto, elabore um texto reflexivo a partir das seguintes questões:[pic 3]

  1. Quais são as principais concepções práticas que devem ser consideradas na gestão da escola da educação infantil.

        A educação infantil é um momento onde as crianças descobrem o mundo, e a responsabilidade com que ela é desenvolvida é muito importante e demonstra o comprometimento com a educação, por isso os gestores devem ter clareza sobre estes aspectos que se entrelaçam e repercutem nas suas práticas (Flores & Tomazzetti, 2012).

        Uma das concepções práticas que deve ser considerada é o ambiente seguro, limpo e confortável (propiciando privacidade, aconchego, conforto, descanso, exploração, autonomia, vivência de seus medos, frustrações e conflitos); a concepção de natureza e interações com ela também deve ser trabalhada; a concepção de criança e infância adotada de democracia com a indissociação entre cuidar e educar tem um grande papel na educação infantil (Barbosa, 2009).

        De acordo com Flores & Tomazzetti (2012), as pessoas ainda se referem aos institutos de educação infantil como sendo exclusivamente um local para cuidar das crianças enquanto os pais trabalham, o que reafirma o esteriótipo de que a dimensão educacional inexiste nestas instituições e por isso também a desvalorização aos profissionais que atuam com as crianças. No entanto, o educar e o cuidar são aspectos indissociáveis e estão presentes no cotidiano das ações. Estas duas dimensões são importantes, porém muitas instituições priorizam a dimensão do cuidar em detrimento ao trabalho educativo, desta forma confundem o papel da instituição com o da família e esquecem que há uma relação de complementaridade entre elas.

        Durante muitos anos, os aspectos relacionados à organização e gestão dos institutos de educação não eram relacionados com suas propostas pedagógicas, e hoje já se sabe que decisões consideradas administrativas promovem o desenvolvimento da autonomia das crianças e na qualidade do relacionamento com os familiares (Barbosa, 2009). E a realização destas práticas depende de processos de interação e colaboração sistemáticas, com base na escuta, diálogo e negociação, e que leve em consideração a diversidade.

  1. As escolas de Educação Infantil nos municípios de pequeno porte garantem o acesso, permanência e qualidade no ensino para todas as crianças? Justifique a sua resposta.

        Não.

        "A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças" (Brasil, 2009). Porém, de acordo com a literatura consultada, este fato não é realidade nos municípios de pequeno porte.

        O fato destes municípios serem pequenos, já é um desafio para a gestão da educação pública (Correa, 2015). De acordo com Pinto (2014), mais de 65% dos municípios brasileiros possuíam, em 2010, até 20 mil habitantes, enfrentando grandes desafios no que se refere à educação.

        Nestes municípios há um grande déficit no número de vagas oferecidas para as crianças, onde foi observado que não há um estudo sobre o número de crianças presentes no município, evidenciando a falta de planejamento nas esferas mais básicas da gestão educacional, sendo possível ainda inferir que ela seja afetada com a política adotada de matricular as crianças indiscriminadamente, ou, sem respeitar, por exemplo, um número limite de crianças por professor (Correa, 2015).

        Outro fato observado nestes municípios, de acordo com a literatura consultada (Correa, 2015), é o baixo apoio às famílias das crianças, pois tanto para as famílias quanto para as crianças, o primeiro problema é conseguir uma vaga, o segundo, é ter de passar por constrangimentos como o não acolhimento destas.

        A baixa qualificação dos profissionais atuantes na educação infantil, a ausência em alguns municípios de secretarias de educação (quando presentes não há profissionais qualificados no cargo) prejudicam o planejamento adequado das instituições. De acordo com Pinto (2014) “em 2009, 57% dos municípios não possuíam sequer uma secretaria exclusiva da educação, 48% não haviam constituído um sistema próprio de ensino e cerca de um terço não contava com um conselho municipal de educação com poderes deliberativos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com