TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Genética e o cérebro - Ideias chave

Por:   •  8/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 11

Capítulo 1 – A Genética

Transmissão das características genéticas: Cromossomas, ADN e Genes

Como se definem genética e hereditariedade?

A genética é o ramo da Biologia que estuda a forma como as características dos seres vivos se expressam e se transmitem de uma geração à outra - hereditariedade              (Transmissão genética = Hereditariedade).

Quais os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas?

As células reprodutoras, óvulo e e espermatozoide, são os agentes responsáveis por essa transmissão

Qual o papel do óvulo e do espermatozoide no processo de transmissão genética?

Cada célula reprodutora contribui com 23 cromossomas (metade do cariótipo humano) vindos de cada um dos progenitores, formando um ovo/zigoto com 46 cromossomas. Ou seja, o óvulo e o espermatozoide são responsáveis por ceder metade dos genes de cada progenitor, formando assim o genoma do indivíduo filho.

Qual a estrutura e constituição dos cromossomas?

Os cromossomas são estruturas extremamente pequenas e delgadas (filiformes) compostos por filamentos de ADN densamente enovelados.

Qual é, genericamente, a estrutura do ADN?

O ácido desoxirribonucleico é uma longa macromolécula de estrutura em forma de hélice.

Como se designam as unidades básicas da transmissão genética?

Gene  – Unidade básica da hereditariedade.

Qual a importância da meiose e da mitose?

A meiose é importante pois, ao reduzir o nº de cromossomas para  metade relativamente á célula mãe (e ao cariótipo da espécie), garante que a soma dos cromossomas dos dois gâmetas, aquando da fecundação, é igual ao nº de cromossomas característicos da espécie.

A mitose, por seu lado, ao possibilitar uma divisão que mantém o mesmo nº de cromossomas em cada uma das células, é essencial para o crescimento, reparação de tecidos, e desenvolvimento global  do indivíduo.

Como se distingue gene recessivo de gene dominante?

O gene dominante é um gene cuja característica codificada irá sempre manifestar-se no fenótipo do indivíduo, independentemente de existir ou não outro gene diferente para essa característica.

O gene recessivo é aquele cuja característica codificada irá manifestar-se apenas se não existir um gene diferente para a mesma característica (apenas se manifesta em homozigose)

As influências genéticas e ambientais no comportamento

Que diferenças existem entre genótipo e fenótipo?

O genótipo é a constituição genética total de um organismo individual, inscrito nos cromossomas e que inclui a informação genética que se manifesta e a que não se manifesta.

O fenótipo é a manifestação do genótipo, ou seja, é o resultado observável (físico, psicológico e comportamental) da parte do genótipo que se manifesta .

Que relação existe entre genótipo e fenótipo?

O fenótipo, resultado observável da parte do genótipo que se manifesta, é originado por essa mesma parte do genótipo. Contudo, o genótipo não é o único responsável por todo o fenótipo. Além da herança genética (fatores inatos) há também uma contribuição do meio (fatores adquiridos) igualmente relevante para o resultado final - o fenótipo do indivíduo.

Qual o papel dos fatores externos (meio)?

O meio (fator externo), a par da herança genética (fator inato), é um dos responsáveis pelo “resultado final” que é o indivíduo desenvolvido, ao interagir com essa mesma herança genética individual e ao influenciar a manifestação dessa, assim como ao influenciar o desenvolvimento do comportamento do indivíduo.

Como se distingue hereditariedade específica de hereditariedade individual?

Enquanto a hereditariedade específica diz respeito ao conjunto de genes comuns que definem uma determinada espécie (99,9% do genótipo), a hereditariedade individual diz respeito á porção do património genético que codifica as particularidades e as predisposições para certas características de cada indivíduo (0,1% do genótipo).

A relação entre a complexidade do homem e o seu inacabamento biológico

Que diferenças existem entre a filogénese e a ontogénese?

Enquanto a filogénese diz respeito ao desenvolvimento e á evolução de uma espécie, a ontogénese diz respeito ao desenvolvimento de um organismo particular, desde a embriogénese até à morte.

Filogenia: Ramo da Biologia que estuda a evolução de espécies, tanto particularmente como de forma global.

Ontogenia: Designa o estudo da evolução de seres vivos enquanto indivíduos, da embriogénese até à morte.

O que são o preformismo e a epigénese?

O preformismo é uma teoria determinista antiga, atualmente desacreditada, que defendia que o desenvolvimento de um embrião se resume a um aumento de tamanho. Dentro das células reprodutoras estaria encerrado um minúsculo organismo completo - Homúnculo - e o desenvolvimento embrionário do indivìduo resumir-se-ia ao aumento de tamanho desse homúnculo pré-formado.

A epigénese é uma teoria construtivista, hoje aceite como base do estudo ontogénico. Segundo esta teoria, as características de um organismo resultam da interação entre influências genéticas (inatas) e ambientais (adquiridas).

Como se caracteriza biologicamente o ser humano?

O ser humano é um ser altamente inacabado à nascença. Neste aspecto, é um caso único de entre os animais. Ao nascer, o ser humano vem completamente inapto para a sobrevivência , e os periodos de infância e juventude são muito extensos, nunca verdadeiramente cessando num indivíduo completo e acabado (Capacidade para aprender e se desenvolver toda a vida - carácter neoténico).

Então, o Homem é uma espécie que se desenvolve lentamente em relação aos outros animais, nascendo muito precoce e dependendo inteiramente de adultos para sobreviver, numa primeira fase. Esse desenvolvimento é lento e nunca está terminado, mantendo-se características da idade infantil/juvenil na idade adulta, especialmente a capacidade de aprendizagem. O homem é um programa aberto, dado o estado de incompletude que tem, que acaba por se revelar uma das maiores vantagens adaptativas em relação aos outros animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (257.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com