TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geociências no Estado de Goias

Por:   •  11/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Serra do Caiapó

Mais uma vez, os estudos em Geociências no estado de Goiás são, em número, bem menores do que aqueles das regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil, no entanto, algumas das poucas ocorrências e registro presentes em Goiás são de grande importância (ARAÚJO-BARBERENA et al., 2002). Segundo Araújo-Barberena et al. (2002), o Sítio Serra do Caiapó possui potencial fossílifero pouco explorado, com registro na Formação Irati, onde esses fósseis foram encontrado durante a exploração da pedreira para extração e uso de calcário. Em específico, vale ressaltar o sítio paleontológico da região da serra do Caiapó, próximo a cidade de Montividiu (sudoeste do estado), com registro de três espécies de mesossauros provenientes da Formação Irati (Figura 1).

Figura 1 – Exemplar de Brasilosaurus sanpauloensis encontrado na Pedreira Rio Verde (Montividiu-Serra do Caiapó), Goiás (Modificado de ARAÚJO-BARBERENA et al., 2002).

Os mesossauros da Formação Irati, perfazem um excelente objeto de estudo que permite correlacionar essas unidades com aquelas onde foram encontradas espécies de mesossauros no Brasil e também na África, remetendo a uma época onde essas porções estava inundadas e havia um intercâmbio entre a fauna desses animais (ARAÚJO-BARBERENA et al., 2002). Devido o seu conteúdo fossilífero, essa porção específica da serra do Caiapó (Formação Irati), recebeu atenção nas últimas décadas, por essa e outras descobertas, e pelo potencial que essa localidade possui para os estudos cronobioestratigráficos.

Justamente por isso, o Serviço Geológico do Brasil considera essa região como um Sítio Paleontológico, e portanto, está englobado dentre das poucas e ainda falhas Leis de Patrimônio Geológico, merecendo atenção e medidas de conservação, que por sinal ainda não existem, ao passo que as atividades exploradoras no local continuam.

REFERÊNCIAS

Araújo-Barberena, D. C.; Lacerda Filho, J. V. & Timm, L. L. 2002. In: Schobbenhaus, C.; Campos, D. A.; Queiroz, E. T.; Winge, M. & berbert-Born, M. L. C (eds). 2002. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. DPNM/CPRM – Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), Brasília, 523p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com