TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO DAS POLÍCIAS ESPECIALIZADAS: ESPECIALIZADAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO DAS POLÍCIAS ESPECIALIZADAS: ESPECIALIZADAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  4.170 Palavras (17 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 17

1.1 TEMA E PROBLEMA

Satis Verborum palavra em latim que significa acabou a conversa, quer dizer que todas alternativas anteriores de negociação falharam e por isso e hora da equipe de forças especiais entra em cena para resolver a situação.

Muitos dizem que e inconcebível uma policia para matar mais não entende necessidade que se tem uma equipe extremamente coesa bem treinada para atuar nesse tipo de situação, isso e imprescindível uma vez que a vida do perpetrador, do refém, e da própria tropa especializada esta em risco.

Estes homens têm que receber o melhor treinamento possível já que todas essas vidas estão em suas mãos, às forças policias especializada estão distribuídas por todo mundo não com a intenção de tirar vidas mais sim de protegê-las minimizando ao máximos as perdas de vidas humanas, mas quando necessárias estão prontas a atuar de maneira a fazer uso de todos seus atributos. Então será mesmo preciso existência destes homens nos âmbitos policiais?

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral:

Conhecer de modo claro o método de ação das operações da forças especiais táticas do Estado de Goiás, bem como saber o momento em que são empregadas.

Constatar a importância de sua especialização dentro das PMGO.

1.2.2 Objetivos Específicos:

• Averiguar as causa do surgimento das forças especiais táticas;

• Apontar quais as suas formas de atuação;

• Determinar o que levam a empregar as forças especiais táticas;

• Levantar as diversas forças especiais táticas da Polícia Militar que atuam no Estado de Goiás;

• Fazer um levantamento estatístico da atuação das diversas forças especiais táticas, verificando quais foram os resultados, enfatizando o número de ocorrências registradas.

1.3 JUSTIFICATIVA

Vemos que este assunto é importante, pois precisamos estudá-lo com muito cuidado para que possamos entender os motivos reais e o quanto se precisa, ou se precisamos desces grupos especiais. Nesse estudo tiraremos dúvidas e também demonstraremos a alguns grupos de pessoas que criticam os grupos especiais, dizendo que todos apenas querem ser diferentes, e apenas desejam impor opressão e abusos de autoridade, desconhecendo qual é o seu papel real e o porque de precisarmos tanto de grupos e especiais, de um policia especializa e bem treinada para resolver problemas específicos.

A razão pela qual abordamos este assunto é também por falta de material de estudos, e isto evidencia uma falta de interesse civil e das autoridades públicas em se discutir o assunto e o seu grau de relevância em se demonstrar a necessidade de criação deste grupo, a falta destas informações e de estudo estratégicos leva a um emprego incorreto destes grupos especiais.

Buscamos um aprendizado específico em que aprenderemos sobre, quais são este grupos especiais como são organizados e como são empregados em uma situação crise. Enfim os motivos desta pesquisa e para aprofundar neste assunto adquirir conhecimento e levar isto a sociedade.

Temos também a medicina como exemplo, pois assim como a ela tem suas especificações para cada tipo de problemas, a policia também necessita de suas especialidades, por exemplo:a) Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana BPROTAM-PMGO tem o papel de um patrulhamento tático em áreas de grande periculosidade como locais que contenha bancos, há grande ciculaçao de pessoas, na recuperação de foragidos da justiça e também de auxílio em caso de seqüestro onde haja negociação; b) A Companhia Independente de Operaçoes Especiais, COE-PMGO tem o papel de trabalhar com seqüestros onde a negociação; c) O Grupo de Radiopatrulha Aeria, GRAER que utiliza helicópteros para desempenhar o patrulhamento aéreo com sua fácil mobilidade a onde é possível chega a qualquer ocorrência com grande rapidez.

O crime esta sempre evoluindo, criando novas modalidades, por este motivo e necessário que a policia se especialize em cada tipo de modalidade criminosa.

1.4 METODOLOGIA

1.4.1 Método

Metodologia, conforme Rodriguês (2012, p. 39), é “o conjunto de métodos ou caminhos utilizados para a condução da pesquisa, devendo ser apresentada na sequência cronológica em que o trabalho foi conduzido”(apud RODRIGUÊS et. al, 2012, p. 39)

1.4.2 Objeto Da Pesquisa

Para a realização da pesquisa, as coletas de dados foram feitas em Instituições da Polícia Militar do Estado de Goiás.

1.4.3 Instrumentos De Coletas De Dados

Os instrumentos de coletas de dados foram intrevistas feitas com representantes da Polícia Militar do Estado de Goiás conforme apresentado no apêndice A.

A coleta dos dados foi feitas com: Sr. Walmir Alves Diniz Sargento da Polícia Militar do Estado de Goiás componente da Companhia Independente de Operações Especiais, COE-PMGO .

A entrevista feita com Sr. Walmir Alves Diniz foi feita no dia 23 de Novembro de 2012 às 17h:35min na sede da COE-PMGO.

2 DEFINIÇÃO E ORIGEM DOS GRUPOS ESPECIALIZADOS NO COMBATE AO CRIME

Discutisse muito acerca da necessidade ou não da criação de grupos de operaçoes especiais no combate ao crime.

Aqueles que criticam os grupos especiais, dizendo que todos querem apenas ser diferente do restante da tropa, que entre os seus integrantes preponderam à arrogância e o orgulho, desconhecem o conceito dos grupos de operações especiais. Toda corporação precisa de um grupo especial, uma equipe com treinamento para desencadear ações e operações de maior complexidade, ou nas quais exista maior probabilidade do uso da tática ou da força.(apud NETO, 2012)

A utilização desse grupos especiais não é recente. Podemos observar que desde que existiram exércitos e tropas de forças militares fez-se o uso de tropas ou grupos especiais. Podemos entender que um dos primeiros grupos criado na história, seria o grupo de soldados selecionados para, de forma tática, invadir o terreno inimigo dentro do "Cavalo de Tróia". Na Primeira Guerra Mundial, os italianos criaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com