TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Herborização Geral

Por:   •  17/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CAMPUS I

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

DISCIPLINA:

ELI MATEUS BARBOSA LOURENÇO

RAMON RANGEL MARQUES

CAMPINA GRANDE - PB

2019

Introdução

As angiospermas é o mais complexo grupo taxonômico botânico existente, quando comparado as gimnospermas, ela possui alguma s novidades evolutivas como por exemplo a presença da camada recobrindo as sementes, denominado, fruto. Visto o processo evolutivo, são os mais recentes, todavia a quantidade de indivíduos já é considerada a maior entre todos os grupos, tendo atualmente mais de 400 mil indivíduos descobertos (MAGALLON e SANDERSON, 2007).

A taxonomia, é responsável pelo processo de identificação e classificação de novos indivíduos. Com o desenvolvimento de novas técnicas de classificação, como fatores genéticos e moleculares, é possível o reconhecimento de novas características, além de novas técnicas que possibilita a descrição de novas espécies. Com isso grupos são formados para ser inseridos esses novos indivíduos, como também a troca de indivíduos de grupos já existente devido a novos características. Na taxonomia há ordem de classificação (reino, filo, família, classe, ordem, gênero e espécies) como subclasses, além nas normas para ser nomeados os grupos e indivíduos, em todas em seus níveis filogenéticos.

Para pesquisadores utilizarem a bibliografia para pesquisas e estudos, há matérias a qual engloba as famílias e espécies levando em contas as características. Essa matéria são as Chaves de Identificação. Podem variar quando as regiões de estudo, bem como a famílias taxonômicas. Dentro das chaves é possível seguir par de opções que citam características opostas a qual correndo a chave e descrevendo as espécies é possível chegar nas famílias, gêneros e espécies. Esse material facilita o processo de identificação, visto que as opções são organizadas de acordo com a ordem de descrição.

Metodologia

Área de estudo e coleta.

A coleta foi realizada na cidade de Campina Grande – PB, nos bairros do Monte Santo e Catolé. A busca dos espécimes foi restringida a indivíduos que possuam estruturas reprodutivas (flores). Onde um ramo foi retirado com o auxílio de tesouras e facas especificas para o trabalho. No local foi feito o registro fotográfico,

Identificação

Com os indivíduos coletados, foram anotadas características afins de localizar a família que eles estejam inseridos, para isso foi utilizado uma chave de identificação A identificação de gênero e espécie foi feita através de material bibliográficos bem como chaves de identificação, seguindo os níveis de classificação.

Composição da chave.

A chave presente nos resultados teve como início a criação, a compilação de características descritas do material coletado, onde foram organizadas seguindo chaves de identificação publicadas como exemplo.

Famílias: Nyctaginaceae; Plumbaginaceae; Fabaceae; Apocynaceae

Bougainvillea spectabilis

Nome Técnico: Bougainvillea spectabilis Willd. Sin: Bougainvillea bracteata Pers.

Nomes Populares: Bouganville, Bougainville, Três Marias, Flor Primavera, Buganvílea

Família: Angiospermae – Família Nyctaginaceae

De acordo com o fascículo da Flora Ilustrada Catarinense que trata da família

das Nictagináceas a Buganvília caracteriza-se por possuir:

•FLORES hermafroditas involucradas, em 3, de largas brácteas petalóides

em 3, igualmente e mais ou menos violáceas ou amarelas, pedúnculo às

vezes transformado em espinho.

•PERIGÔNIO corolíneo hipocraterimorfo, com tubo cilíndrico ou angulado

e limbo curto e 5 lobulado.

•ESTAMES 5-10, com filamentos desiguais, conatos na base; anteras ditecas.

•OVÁRIO fusiforme, estipitado, um tanto comprimido.

•ESTILETE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com