TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMUNOLOGIA .

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

DISCIPLINA: IMUNOLOGIA

PROF: WALLACE DE MELLO

ALUNA: MARCIELA DE FREITAS MARTINHO; MATRÍCULA: 131900005;

TURMA: NU431; NOITE.

Estudo Dirigido

1 – Explique resumidamente a dinâmica de formação de componentes do Sistema Sanguíneo/Imunológico ao longo do desenvolvimento humano (do Embrião ao adulto).

Hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitosleucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente, célula-tronco ou stem-cell. As células-tronco, que no adulto encontram-se na medula óssea, são as responsáveis por formar todas as células e derivados celulares que circulam no sangue.

2 – Defina os conceitos de Células X Tronco e sua importância para o desenvolvimento do sistema imunológico. 

Células-tronco: são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco:

1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;

2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;

3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;

4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem;

5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.

Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite e artrite reumatoide.

3 – Diferencie células linfoides e mielóides, dando exemplos de funções associadas a esses compartimentos.

 

Linfoide - presente no Sistema Imune, responsável pela DEFESA do nosso organismo. Ele está presente no linfonodos, no baço, no timo e em alguns outros locais também (Trato Gastrintestinal por exemplo).

A célula progenitora de linhagem linfóide dará origem aos:

Linfócitos B;

Linfócitos T;

Células Natural Killer (NK).

Mieloide - está na medula óssea vermelha ele produz os glóbulos vermelhos alguns brancos e as plaquetas. 

A  linhagem mielóide: A célula progenitora de linhagem mielóide da origem a uma série de células ainda progenitoras das quais são :

*Unidade formadora de colonia eritróide que se diferencia e forma os eritrócitos(sistema circulatório);

Os megariocitos sofrem degradação e liberam as plaquetas(sistema circulatório)*Unidade formadora de colônia de basófilo que dará origem aos basófilos(sistema Imune);

Unidade formadora de colônia de eosinófilo que dará origem aos eosinófilos(sistema Imune)

*Unidade formadora de colônia de granulocito-monocito que dará origem aos granulocitos e aos monocitos (sistema imune). 

4 – O hemograma de um paciente acusou uma leucocitose com elevado número de neutrófilos. Defina leucocitose e suas possíveis causas.

A leucocitose é o aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. Pode ser causada pela presença de infecção no organismo, por situações como exercícios físicos, gestação ou por leucemias. Os leucócitos são responsáveis pela resposta do organismo à agentes causadores de doenças ou à situações de esforço físico e estressantes. São divididos em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.​ O seu aumento no sangue, acima de 11.500 por milímetro cúbico de sangue, é considerado uma leucocitose. Porém, a sua causa depende de suas características e o do tipo leucócito aumentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com